DRA. PALOMA LIBÂNIO, SUPERINTENDENTE DO HCFAMEMA, FAZ APELO POR DOAÇÃO DE SANGUE

Cidade Saúde Últimas Notícias

Uma única doação de sangue, que é insubstituível e essencial para o corpo, pode salvar até quatro pessoas.

O sangue doado é utilizado no tratamento de pessoas com doenças hematológicas variadas, como doença falciforme e talassemia, além de doenças crônicas, como câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte, transplantes e para situações de urgências, emergências e calamidades.

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações, a transfusão é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente por doação.

O doador passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança ao processo. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar sangue.

A Dra. Paloma Libânio, superintendente do HCFAMEMA, fez sua parte neste final de semana e ressaltou que o HEMOCENTRO do HCFAMEMA que abastece agências transfusionais de 110 municípios e está precisando do seu sangue!
Doe sangue e ajude a salvar vidas!