A FRUTA CERTA PARA CADA ÉPOCA DO ANO

Brasil Últimas Notícias Variedades

Você já deve ter notado nas feiras e no setor de hortifruti do supermercado que algumas frutas são oferecidas o ano todo, enquanto algumas só aparecem em determinadas épocas. Isso se deve ao plantio respeitando a sazonalidade ou safra natural do alimento. 

O aprimoramento de técnicas agrícolas permitiu a prolongar produção de alguns alimentos, as frutas são colhidas antes do tempo e armazenadas em ambientes com temperatura controlada, assim amadurecem através de técnicas artificiais fora do período de safra, permitindo que algumas frutas sejam comercializadas durante todo o ano. 

O mais comum, no entanto, é a utilização de fertilizantes químicos capazes de estender o tempo de produção. Este método aumenta o teor de água nos alimentos, resultando em frutos maiores com valor nutritivo e sabores diminuídos.  

Segundo a Anvisa, dentre os alimentos mais contaminados com agrotóxicos estão a laranja, o abacaxi e a uva. Para minimizar os riscos associados aos agrotóxicos nos alimentos é necessária a limpeza caseira com água, escovinha e hipoclorito.  

O fato é que frutas locais e sazonais tendem a ser mais frescas, saborosas e de melhor qualidade do que itens produzidos fora da estação. Além disso, são mais baratos durante os meses de safra natural, o que nos ajuda a comer bem gastando menos. 

Para alcançar uma dieta mais saudável e sustentável priorizar os alimentos sazonais é fundamental. Além de serem mais sustentáveis, superam em sabor e são mais econômicos. Também são muito mais ricos nutricionalmente.