ESPERANÇA CONTRA A DENGUE: NOVA VACINA AGUARDA AVAL DA AGÊNCIA REGULATÓRIA

Brasil Últimas Notícias Variedades

Um inimigo que continua sendo uma ameaça à saúde pública é a dengue. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, e controlá-lo tem se mostrado uma tarefa muito difícil, desta forma a chegada da vacina seria uma maneira eficiente de controlar a doença. 

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o Brasil registrou cerca de 1,5 milhão de casos em 2020. Com a diminuição da circulação de pessoas e o isolamento social diminuíram alguns dos fatores de risco para proliferação dos focos de transmissão, mesmo assim, os números foram acima do esperado. 

Não é de hoje que se busca um imunizante efetivo contra a dengue. A nova vacina é capaz de conferir proteção a pessoas de 4 a 60 anos, expostas ou não ao vírus previamente. Essa vacina foi construída a partir do próprio vírus, que foi enfraquecido e modificado para que, ao entrar em nosso organismo, promova proteção sem provocar sintomas. 

A eficácia geral contra os casos de dengue conformada foi de 80,2% e nos casos de dengue hemorrágica, 85,9%. Os dados estão sendo avaliados pela Anvisa para registro do imunizante.