O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), trata-se de um direito concedido a todo trabalhador de carteira assinada. De modo breve, o benefício é referente a depósitos mensais feitos pelo empregador, no valor de 8% da remuneração paga, percentual este que não é descontado do salário do funcionário, ao contrário do que muitos acreditam.
O fundo funciona como espécie de poupança, visto que os recursos acumulados na conta, somente podem ser sacados em situações específicas, a exemplos de uma eventual demissão sem justa causa, ou quando chega o momento de receber a aposentadoria.
Porém, além das modalidades tradicionais, também existe uma opção concedida aos trabalhadores, em que o saque do FGTS fica permitido uma vez por ano, a partir do mês de aniversário do adepto. Estamos falando do chamado saque-aniversário que, por sua vez, pode liberar mais de R$ 3.900 em recursos acumulados no fundo. Continue acompanhando e saiba mais sobre a possibilidade.
Podemos dizer que o saque-aniversário trata-se de uma maneira diferenciada de acessar os valores do FGTS. Isto porque, diferente de outras situações, a modalidade é opcional, ou seja, para conseguir resgatar os recursos desta maneira, é preciso comunicar a Caixa da escolha.
Para os adeptos da modalidade, anualmente, será possível retirar uma parte do saldo presente no FGTS. Em suma, os recursos ficam disponíveis entre o primeiro dia útil do mês de aniversário até o final do segundo mês subsequente, ou seja, haverá um prazo total de 3 meses para efetuar o saque do dinheiro.
Confira a tabela de saques: