Fabiana Camarinha destaca avanço para retorno da Legião Mirim com chegada do Instituto Federal em Marília
Marília poderá viver uma nova etapa na formação profissional de jovens e adolescentes com o projeto de instalação do Instituto Federal no antigo prédio da Legião Mirim, espaço que marcou a história da cidade pela qualificação e encaminhamento de milhares de adolescentes ao mercado de trabalho.
A iniciativa é defendida pela vereadora Fabiana Camarinha, que assumiu como uma de suas principais bandeiras a retomada da Legião Mirim em um novo formato, moderno e voltado às necessidades atuais da juventude. A proposta busca unir educação, capacitação profissional, tecnologia e oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.
Após articulações em Brasília, com a participação da vereadora Fabiana Camarinha e do ex-prefeito Abelardo Camarinha, o projeto avançou com a parceria firmada pela Prefeitura de Marília, sob a gestão do prefeito Vinícius Camarinha. Nesta semana, foi assinada a concessão de comodato por 40 anos entre o Lions Clube de Marília e a Prefeitura, permitindo o uso do antigo espaço da Legião Mirim para viabilizar a chegada do Instituto Federal ao município.
Fabiana Camarinha destacou a importância da união de esforços para que o projeto avançasse e agradeceu publicamente o empenho do marido, o ex-prefeito Abelardo Camarinha, de todos os integrantes do Lions Clube de Marília e do prefeito Vinícius Camarinha, que assinou a parceria e abriu caminho para a concretização dessa importante conquista para a juventude mariliense.
A Legião Mirim teve papel importante na história social de Marília, formando e encaminhando mais de 12 mil adolescentes ao trabalho. Com a nova proposta, o objetivo é resgatar essa missão, agora adaptada às profissões do futuro, com cursos gratuitos nas áreas de tecnologia, inovação, administração, meio ambiente, edificações e informática.
Entre os cursos que poderão ser oferecidos estão Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio – Proeja, além de outras formações que poderão beneficiar centenas de jovens marilienses.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é uma instituição pública federal de ensino, reconhecida pela oferta de educação gratuita e de qualidade, desde o ensino médio técnico até a pós-graduação. Sua chegada a Marília representa um avanço importante para a qualificação profissional, a inclusão social e o desenvolvimento econômico do município.
Para Fabiana Camarinha, investir na juventude é garantir novas perspectivas para a cidade. A vereadora também reforça o compromisso com a continuidade das ações voltadas às três Casas do Pequeno Cidadão, incluindo melhorias, reformas e fortalecimento dos projetos sociais.
A retomada da Legião Mirim, em parceria com o Instituto Federal, representa um passo importante para devolver a Marília um projeto histórico, agora com estrutura moderna, ensino de qualidade e foco direto na preparação dos jovens para o futuro.
Comentário do JP Jornal O Popular:
A atuação da vereadora Fabiana Camarinha ganha destaque por resgatar uma pauta histórica de Marília e transformá-la em uma proposta concreta para a juventude. A chegada do Instituto Federal ao antigo espaço da Legião Mirim pode representar uma das iniciativas mais importantes dos últimos anos na área da educação profissional e da inclusão social no município.
Participe do canal do JP JORNAL O POPULAR Marília e Região no WhatsApp: 014997973003


