Na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (25), destaca-se o requerimento 474/2024, de autoria do incansável vereador Danilo Bigeschi, conhecido como Danilo da Saúde . Com notável empenho, o vereador tem se destacado por seu incisivo trabalho em prol da comunidade, especialmente no enfrentamento da epidemia de dengue.
O requerimento denuncia o flagrante descumprimento do Plano de Contingência para o combate à dengue e insta o prefeito Daniel Alonso a tomar medidas urgentes para aprimorar a estrutura de atendimento à população.
“O plano de enfrentamento da dengue apresentado pelo município não está sendo cumprido. Verificamos que a rede municipal de saúde não foi devidamente estruturada para atender os pacientes. Os postos de saúde permanecem em condições precárias, faltam equipamentos e insumos básicos, e os profissionais da saúde, mesmo demonstrando dedicação, não contam com o suporte necessário e sequer foram capacitados”, ressaltou o vereador Danilo.
O Plano de Contingência contra a dengue, um documento elaborado por técnicos da saúde para enfrentar situações de emergência em saúde pública, prevê uma série de medidas essenciais, como a compra de materiais médicos, soro e medicamentos, além da ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde estratégicas.
“Infelizmente, temos testemunhado a peregrinação dos pacientes em busca de assistência, a sobrecarga nos pronto-atendimentos e os apelos dos profissionais de saúde, que denunciam a falta de condições adequadas para o atendimento da população. Isso tem levado muitos deles a adoecerem também, devido à sobrecarga de trabalho”, informou o vereador.
O requerimento será minuciosamente debatido e votado no plenário da câmara. Caso seja aprovado, será encaminhado ao chefe do executivo para que sejam informadas as razões do não cumprimento do Plano de Contingência e quais providências serão tomadas.
“Com o aumento dos casos de dengue e, consequentemente, dos casos mais graves, crescem também os riscos de óbitos, principalmente entre crianças e idosos. Além disso, a sobrecarga nos pronto-atendimentos e hospitais acaba tumultuando os serviços e ocupando leitos, prejudicando o atendimento de outras enfermidades”, concluiu o vereador Danilo da Saúde.
“A saúde da nossa população é uma prioridade que não pode ser negligenciada. Estamos aqui para garantir que cada munícipe receba a assistência adequada e digna. É nosso dever lutar por isso”, acrescentou o vereador Danilo da Saúde.