Deputado Vinicius Camarinha lança Mutirão de Cirurgias no HC

Últimas Notícias

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha (PSDB) participou na manhã deste sábado (4) do lançamento do Mutirão de Cirurgias Eletivas, ação idealizada pelo novo governador Rodrigo Garcia (PSDB) para zerar a fila de cirurgias cadastradas na Cross (Central de Regulação).
Em Marília, no HC (Hospital das Clínicas), responsável pelo atendimento de 62 municípios da região, será atendida a demanda de mais de mil cirurgias.
“O maior mutirão já realizado, onde em todo o Estado, a expectativa é zerar a fila de 538,1 mil cirurgias; na região, esse histórico investimento de saúde poderá pôr fim à uma espera que chega a 43.981 procedimentos cirúrgicos”, disse Vinicius Camarinha, que na cerimônia no HC, trouxe o abraço do governador Rodrigo à toda equipe clínica e de atendimento do hospital.
Segundo informações do Complexo HC/Famema, nessa primeira etapa do mutirão, houve a convocação de pacientes que já foram avaliados pela equipe de assistência, possuem exames pré-operatórios dentro da validade e, na grande maioria dos casos, não necessita de novas consultas. As cirurgias serão realizadas em 38 das 54 modalidades cirúrgicas autorizadas.
Os procedimentos estão ocorrendo nas unidades HC Adulto, HC Materno Infantil e Ambulatório de Especialidades (HC III), que já estão preparadas para a chegada dos pacientes. As intervenções envolvem as especialidades de cirurgia vascular, oftalmologia, cirurgia abdominal, cabeça e pescoço, ortopedia, urologia e ginecologia.


“O mutirão é mais uma iniciativa importante e assertiva do Governo do Estado que não tem medido esforços para resolver os problemas de saúde da população. Há uma demanda importante de cirurgias que ficou reprimida devido à pandemia. Nosso HC está organizado e faremos todas as cirurgias que forem possíveis, pois entendemos que esse é o nosso papel, enquanto Autarquia Estadual”, afirmou a superintendente do HC/Famema, Paloma Libânio.
“O mutirão no Estado vai envolver um investimento de R$ 350 milhões, com cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) e a contratação de serviços privados. Saúde sempre foi um compromisso e é prioridade para o governador Rodrigo. Assim como no HC, hospitais de Marília e outras cidades da nossa região poderão dar andamento aos procedimentos para zerarmos a fila por cirurgias”, completou o parlamentar.

Compartilhar esta notícia agora: