JOEL ROCHA, PRESIDENTE DA ASPMM, DESEJA UM FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER PARA TODAS AS MULHERES, EM ESPECIAL AS SERVIDORAS PÚBLICAS

Cidade Últimas Notícias Variedades

O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.

Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

Joel Rocha, presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília, agradece a todas as mulheres por seu empenho e incansável trabalho, e não pode deixar de valorizá-las e enaltecê-las nesta data tão importante.

Um feliz dia da mulher para todas as Servidoras Públicas Municipais, e para todas as mulheres que são símbolo de força, amor e dedicação!

Compartilhar esta notícia agora: