As informações são dos Dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), edição 2021, e refletem o contexto de pandemia e escolas fechadas. Cerca de metade dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual não aprendeu o básico.
O resultado foi divulgado na última quarta-feira (2), e mostra que a situação da Diretorias Regional de Ensino (DRE) de Marília (SP) é preocupante.
Metade dos matriculados no 3º ano de ensino, que prestaram a prova, foram classificados com aprendizado insuficiente, de acordo com o levantamento.
Foram avaliados, em um contexto de pandemia e ensino remoto durante 2021, os conhecimentos dos estudantes nas disciplinas de língua portuguesa, matemática e ciências da natureza.
Em todos os casos, os resultados gerais foram os piores da série histórica para as duas das disciplinas, com exceção no que diz respeito a língua portuguesa, que, em 2015, registrou uma nota pior do que a obtida em 2021.
No caso da matemática, 60% dos estudantes da DRE Marília do 3º ano do ensino médio não aprenderam nem o básico. Em relação à língua portuguesa, 45,6% dos estudantes da regional de Marília foram classificados com aprendizado insuficiente. E na disciplina de ciências da natureza, 55,1% dos alunos teve aprendizado abaixo do básico.