VEREADOR DANILO DA SAÚDE PEDE RESPEITO AOS SERVIDORES, REAJUSTE SALARIAL DIGNO E SOLUÇÃO PARA A PERDA DE BENEFICIOS DEVIDO À COVID

Cidade Política Últimas Notícias

Nesta segunda-feira (22) em sessão da Câmara Municipal de Marília, o vereador Danilo da Saúde, falou sobre a necessidade de um aumento digno aos servidores do município, bem como do vale-alimentação.

Ele parabenizou ao sindicato, e disse que dá todo seu apoio a campanha a salarial. De acordo com o vereador Danilo os servidores públicos foram extremamente prejudicados durante esta pandemia, nos últimos dois anos, ficaram expostos, ajudaram o município e tiveram seus direitos cortados além do congelamento de seus salários e benefícios.

Nestes últimos dois anos não houve reajuste significativo. Os 2%, para o vereador, nem conta, apenas teria aliviado um pouco na questão da Reforma da Previdência.

Além disso nos últimos dois anos houve muitas perdas salariais, aumento do custo de vida, inflação nas alturas, hoje em dia se vê o absurdo que está a energia elétrica, o preço do gás, do supermercado.

Então para Danilo, é preciso tratar o servidor com respeito, e pede para que o Prefeito Daniel Alonso, tenha sensibilidade e mande à Câmara um reajuste digno para os servidores municipais.

O estado já anunciou um reajuste de 20%, a união também teria anunciado reajustes aos professores, agora precisamos que a Prefeitura Municipal de Marília se manifeste, e trate os servidores com respeito que merecem depois de tudo que fizeram pela cidade.

Outra situação que Daniel levanta é que o prefeito reduziu atendimentos durante a pandemia, alguns serviços reduziram horários, outros fecharam, interrompeu atendimento, ou seja, reduziu custos operacionais do município, cortou aumento e pagamento de servidores, e recebeu recursos extras do governo Federal e do Estado.

Então para Danilo o município está com caixa para dialogar com os servidores e fazer um reajuste digno como os servidores merecem.

A questão do vale alimentação, que para o servidor é muito importante, e não gera impactos na previdência, poderia ter um reajuste condizente com a inflação e ter um aumento significativo.

Danilo comentou ainda que temos visto municípios menores e com menos condições que Marília que têm dialogado e aumentado os salários e vale alimentação dos servidores.

O vereador também comentou sobre os profissionais da saúde e do município de forma geral, que tem se contaminado com Covid e, consequentemente, precisado se afastar de seus afazeres e muitos servidores têm questionado a questão dos atestados.

Uma servidora teria perdido sua licença prêmio por causa da necessidade do atestado médico para o afastamento pela Covid-19. O vereador questiona se não há outra alternativa para que os servidores possam se afastar como mandam as normas de saúde e higiene, porém sem serem prejudicados.

Em especial os trabalhadores da saúde estão trabalhando diretamente em contato com pacientes com Covid e acabam consequentemente se contaminando, sendo até uma situação laboral, não sendo justo que o trabalhador seja penalizado com a perda de seus direitos pela necessidade do atestado.