REAJUSTE SALARIAL DE POLICIAIS É SUSPENDIDO POR BOLSONARO

Brasil Política Últimas Notícias

Nesta quarta-feira (19) o presidente Jair Bolsonaro suspendeu o aumento salarial dos policiais federais.

Até então a categoria seria a única que receberia reajuste uma vez que o presidente afirmou não ter decidido quais categorias terão reajuste neste ano.

Sua decisão deve acontecer até esta sexta-feira (21), dia em que irá sancionar o Orçamento de 2022.

Em novembro do ano passado, durante viagem ao Golfo Pérsico, Bolsonaro prometeu um reajuste salarial a toda categoria do funcionalismo público federal.

Porém não havia recursos no Orçamento 2022 para todos estes gastos. Bolsonaro defendeu então o reajuste a servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional, porém a manobra desagradou o restante dos servidores, gerando uma série de protestos.

Além disso a equipe técnica do Ministério da Economia demonstrou preocupações afirmando ser insuficiente para das o reajuste a toda categoria policial.

“Nossa folha é superior a R$ 300 bilhões. Você pega R$ 2 bilhões, é menos de 1%. Se for diluir para todos, dá menos de 1% o valor [do reajuste]. Há uma grita de maneira geral, porque a intenção inicial foi essa sim, reservar algum reajuste para policiais federais, policiais rodoviários federais e o pessoal do Depen. Então, isso está suspenso. Estamos aguardando desenlace das ações”, disse o presidente.