OMS DIZ QUE MUNDO VIVE QUARTA ONDA DO COVID E ALERTA SOBRE CARNAVAL

Brasil Política Últimas Notícias

A diretora assistente da OMS (Organização Mundial de Saúde) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, afirmou que o mundo está entrando em uma quarta onde de casos de Covid-19. A mobilização para o carnaval é um ponto que preocupa bastante a diretora, apesar dos dados positivo, o Brasil não pode relaxar no controle da doença.

“Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar já as ações para 2022”, disse Mariângela Simão na segunda-feira (22) na abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

43 cidades de São Paulo já cancelaram o carnaval em 2022 por conta da pandemia, a prefeituras tem medo de uma nova onda.  Na capital de São Paulo a gestão manteve o cronograma.

Mariângela disse que é preciso apoiar “reaberturas seguras”, com gerenciamento de risco adaptado a cada contexto local. E foi nesta avaliação que a diretora fez o alerta sobre sua preocupação com a folia nas cidades brasileiras.

Na Europa os países já enfrentam o ressurgimento dos casos, em 24h surgiram 440 mil novos casos confirmados no mundo.  E é claro que isso reflete uma enorme subnotificação em vários continentes. O mundo está entrando em uma quarta onda, mas as regiões têm tido um comportamento diferente em relação à pandemia.

Mariângela apontou ainda que a transmissão permanece concentrada em populações suscetíveis e onde as medidas sociais e de saúde são usadas de forma inconsistente.

“Este é um dos fatores determinantes da ressurgência de casos na Europa. Os surtos que estão havendo em diferentes países europeus são por conta do aparecimento de casos em pessoas não vacinadas”, disse Mariângela.

Compartilhar esta notícia agora: