FAMÍLIAS BRASILEIRAS PASSAM PELO MAIOR ÍNDICE DE ENDIVIDAMENTO DOS ÚLTIMOS 11 ANOS

Brasil Últimas Notícias Variedades

A Federação do Comércio de São Paulo, através de um estudo, mostrou que antes da pandemia 64% das famílias brasileiras estavam endividadas. Hoje são 71%.

É o maio nível de endividamento em 11 anos. Isso é consequência do uso do cartão de crédito para compensar a queda da renda.

Trabalhadores perderam seus empregos durante a pandemia, e a inflação subiu, fazendo com que a população se endividasse.

Rio Branco é a capital com mais famílias endividadas, seguida por Curitiba e Natal.

“O endividamento em si não é uma coisa negativa, mas as circunstâncias da capacidade de pagar as dívidas sim. O que a gente tem que avaliar é: se essas famílias terão condições, no futuro, de arcar com esses compromissos. Aí nós temos alguns desafios pela frente. Primeiro: a taxa de desemprego extremamente elevada, que ameaça a massa de rendimento das famílias; e, o fator mais importante: a inflação, que corrói, diariamente, o poder de compra”, explica Altamiro Carvalho, assessor econômico da FecomercioSP.

As famílias brasileiras empobreceram. Em 16 das 27 capitais do país, a renda ainda não voltou ao que era antes da pandemia. Na média, o recuo foi 0,7%. Mas em algumas cidades, como em Vitória, Boa Vista e Fortaleza, o orçamento das famílias encolheu muito mais.

Esse estudo ajuda a entender por que a economia segue travada, com o orçamento cada vez mais apertado, não sobra dinheiro para gastar.

É preciso aliviar a pressão sobre as contas do consumidor para que ele volte a comprar e a indústria, o varejo e os serviços reajam.

Compartilhar esta notícia agora: