Câmara realiza hoje audiência pública sobre a cannabis medicinal

Cidade Política Últimas Notícias

Pedido foi apresentado pelo vereador Danilo da Saúde

Será realizada nesta quarta-feira na câmara municipal de Marília, audiência pública sobre o uso medicinal da cannabis. O pedido foi feito através do requerimento 1550/2021 de autoria do vereador Danilo Bigeschi PSB. Segundo o vereador Danilo, autor da propositura, a cidade de Marília tem se destacado no uso da cannabis medicinal, através do protagonismo das mães de crianças especias que conquistaram na justiça autorizações para o cultivo da planta para tratamento médico, e fundaram entidades pioneiras na defesa desse direitos. “Entidades sérias e comprometidas com a saúde realizam trabalho importante em nossa cidade, acolhendo e apoiando milhares de famílias que encontraram na cannabis medicinal a alivio do sofrimento e melhoras surpreendentes no quadro de saude, promovendo com respeito a dignidade e o direito à vida,” disse o vereador Danilo.

Entidades como Anjos Guerreiros, Associação Canabica em defesa da vida – MALELI/Maria Flor e Associação Brasileira de Cannabis Medicinal ABRACAMED foram fundadas por mães Marílienses que conseguiram autorização judicial para o plantio da cannabis e produção de medicamentos usados em diversas enfermidades. “O uso de medicamentos derivados da cannabis, já possui grande avanço na medicina, principalmente acerca de sua eficácia para o tratamento de doenças e transtornos como o câncer, paralisia cerebral, epilepsia, diabetes, dor crônica, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, autismo, depressão, ansiedade, fibromialgia, glaucoma, insônia, entre tantas outras. A proposta da audiência pública é ampliar o conhecimento, divulgar e debater informações atualizadas sobre o tema, alem da apresentação dos trabalhos desenvolvidos e de propostas como a capacitação gratuita em Cannabis medicinal para os prescritores e profissionais do Sistema Único de Saúde – SUS”, informou o vereador Danilo.

A audiência pública é aberta ao público, acontece nesta quarta-feira (24) a partir das 19hs no plenário da câmara municipal, e contará com a participação de especialistas, entidades, autoridades, profissionais de saude e pacientes. O evento será também transmitido ao vivo pela TV Câmara e nos canais das redes sociais da câmara de Marilia (Facebook/YouTube). “Embora comprovada a eficácia e a segurança do uso medicinal, infelizmente o preconceito, a falta de conhecimento e a falta de apoio de parte dos entes públicos, principalmente pelo fato dos componentes serem derivados da Cannabis, popularmente conhecida como maconha, e a própria legislação brasileira, tem dificultado o avanço das pesquisas, e compromete a produção e o acesso ao medicamento, por isso precisamos apoiar e levar informações para desmitificar e facilitar o acesso a todas as pessoas que precisam do medicamento, aliviando o sofrimento, salvando vidas e proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares”, concluiu o vereador Danilo da saúde.

Compartilhar esta notícia agora: