NOVAS REGRAS PARA PAGAMENTO DO PIS/PASEP A PARTIR DE 2022

Brasil Últimas Notícias

Em 2022 as novas regras para o abono salarial vão começar a valer. Normalmente o abono salarial começa a ser pago a partir de julho de um ano e termina no mês de junho do ano seguinte.

A partir do próximo ano o abono será pago do mês de janeiro ao mês de dezembro aos trabalhadores identificados com base em informações prestadas pelos empregadores no ano anterior.

Além disso, conforme estipulado pela Resolução 896, ficou definido que a partir do ano que vem o Abono Salarial será pago conforme calendário que será divulgado pelo Conselho no mês de janeiro.

Desta forma os pagamentos do PIS/Pasep devem se iniciar no mês seguinte à definição do calendário.

O PIS/Pasep é pago sobre o valor do salário-mínimo vigente. Sendo assim, todos os trabalhadores com direito ao benefício vão receber de acordo com o piso nacional.

Na última projeção o salário-mínimo está previsto para R$ 1192, assim, o abono pode ser até este valor. É importante frisar que o valor a se receber de abono salarial varia conforme a quantidade de meses trabalhados no ano-base, ou seja, quem trabalhou o ano todo recebe um salário-mínimo e quem trabalhou por menos tempo recebe proporcional.