CAIXA ECONÔMICA FEDERAL LIBERA EMPRÉSTIMOS PARA USUÁRIOS DO CAIXA TEM

Brasil Últimas Notícias

A caixa Econômica Federal vai oferecer empréstimos a correntistas da instituição financeira que têm contas poupanças sociais digitais.

O valor do crédito deve variar entre R$ 300 e R$ 1 mil, pré-aprovado e com prazo de 18 a 24 meses para pagar, a taxa de juros de 3,99%. A contratação será feita pelo próprio aplicativo.

As informações foram divulgadas em entrevista do presidente do banco, Pedro Guimarães, ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil.

Atualmente o Caixa Tem é utilizado para o recebimento de pagamento de programa sociais do governo federal, como auxílio emergencial, o saque emergencial do FGTS, o abono salarial do PIS e o Bolsa Família.

“A maioria das pessoas não consegue fazer o cálculo de juros compostos. O importante é quanto eu vou pagar por mês e se isso cabe no orçamento. Então, esse programa nós já vamos lançar quando for realizar o Bolsa Família. Sobre o novo Bolsa Família, a Caixa Econômica e eu estamos envolvidos na parte operacional, quem realmente está fazendo essa discussão é o Ministério da Cidadania com o Ministério da Economia”, destacou Pedro Guimarães.

Através do Caixa Tem, o usuário pode fazer dois tipos de empréstimos: o Pessoal e o Produtivo. O primeiro é indicado para despesas pessoais, enquanto o segundo é para investir em negócios e/ou empreendimentos. A taxa de juros de ambos é a mesma, de 3,99% ao mês, e pagamento em até 24 vezes.

Os valores liberados para empréstimo são baseados nas informações do cadastro do usuário e levam em conta o histórico financeiro pessoal e/ou do negócio. Após a avaliação do crédito, o valor é liberado.

É necessário atualizar o aplicativo para ter acesso aos empréstimos, os usuários do app precisam atualizar seu cadastro no Caixa Tem com informações pessoais.

A atualização será realizada gradativamente seguindo o calendário abaixo:

  • Janeiro e fevereiro: 27/9
  • Março e abril: 18/10
  • Maio e junho: 8/11
  • Julho e agosto: 29/11
  • Setembro e outubro: 13/12
  • Novembro e dezembro: 27/12

Quem ainda não tem uma poupança digital no Caixa Tem poderá abrir uma e solicitar o microcrédito. O calendário para novos clientes é diferente e também avança de acordo com o mês de nascimento:

  • Janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho: 8/11
  • Julho e agosto: 29/11
  • Setembro e outubro: 13/12
  • Novembro e dezembro: 27/12

Após a atualização, o usuário da conta poderá pedir o crédito Caixa Tem diretamente pelo app. O valor liberado dependerá de análise de crédito.

Podem pedir o empréstimo autônomos (sem carteira de trabalho assinada), beneficiários de programas sociais e destinatários de políticas públicas de distribuição de renda e assalariados podem contratar o crédito.

A oferta do crédito estará liberada para qualquer pessoa que use aplicativo Caixa Tem e que já tenha feito a atualização cadastral, tendo sua conta transformada de Poupança Social Digital Caixa para Poupança Digital+. É necessário ter sido aprovado pela análise de crédito na Caixa e ter limite disponível para contratar. Além disso, seu nome não pode estar negativado no Serasa e SPC.