A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (16) e realizada pelo PoderData através do site Poder360 e indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança para a disputa eleitoral deste ano para a Presidência. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 15 de março deste ano.
De acordo com o levantamento, Lula tem 40% contra 30% do presidente Jair Bolsonaro.
Há duas semanas, Lula tinha 40% das intenções de voto no primeiro turno e o atual mandatário, 32%.
Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) continuam tecnicamente empatados no 3º lugar, com 7% cada. João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) — que deve ir para o PSD —, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) marcam 2%. Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.
Intenção de votos de cada pré-candidato
- Lula: 40%
- Jair Bolsonaro: 30%
- Ciro Gomes: 7%
- Sergio Moro: 7%
- João Doria: 2%
- Eduardo Leite: 2%
- André Janones: 2%
- Simone Tebet: 2%
- Felipe d’Ávila: 0%
- Branco/nulo: 5%
- Não sabem: 3%
A pesquisa ainda sugere que em um segundo turno, Lula venceria todos os cenários. Em um confronto direto com Bolsonaro, ele venceria por 50% a 36%.
Lula também venceria Sergio Moro por uma diferença de 14 pontos: 44% (Lula) a 30% (Moro).
Já em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Moro, o atual presidente venceria por 39% a 34%. Ciro Gomes, teria um empate técnico com o presidente: Bolsonaro com 41% contra 42% do pedetista. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 15 de março, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram feitas 3 mil entrevistas em 265 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança de 95%.