CAMPANHA DEZEMBRO VERDE COMBATE ABANDONO DE ANIMAIS

Cidade Últimas Notícias Variedades

De Gabriel Fernando (Diretor da ONG Spaddes)

A campanha Dezembro Verde vem alertar sobre um problema recorrente e que se agrava a cada ano no Brasil, que são os nefastos atos de abandono de animais em períodos de férias e de festas.

Com as férias chegando, muita gente aproveita o período para viajar e é aí que surge um problema e uma grande preocupação. Onde deixar o animalzinho de estimação? Algumas pessoas desprovidas de consciência e sem sentimentos acabam abandonando os inocentes nas ruas. Os atos nefastos de abandonar animais são práticas cada vez mais frequentes nesta época do ano, e não somente por causa das férias. No mês de dezembro, com a chegada do período natalino, quando acontece a tradicional troca de presentes, é comum que pessoas desavisadas acabem dando animais de presente a um membro de sua família, num gesto impensado que quase sempre resulta em abandono, pois o ‘presente’ nem sempre é bem-vindo ou viável para aquela residência ou família. Para alertar contra tais costumes cruéis, ativistas e protetores de animais lançaram a campanha Dezembro Verde, que busca a conscientização da sociedade acerca da ‘Guarda Responsável de Animais’ como forma de coibir o abandono.

1 – Um novo membro para sua família
Criar (tutelar) um animal de estimação é uma responsabilidade que envolve toda a família, mudando seus hábitos e a rotina da casa. É fundamental ter consciência de que o animal vai gerar custos com alimentação e serviços veterinários, por exemplo, e que vai viver, em média, 12 anos. Para isso, a família precisa de espaço e tempo para cuidar do novo morador.

2 – Adote, não compre
As pessoas podem adotar animais procurando os pets em abrigos públicos ou privados, ajudando àqueles que não têm um lar e dando uma nova chance aos bichinhos que foram abandonados.

3 – Conheça melhor o seu animal
É muito importante conhecer as características do animal que se pretende adotar, de acordo com o seu porte e temperamento. O bom tutor deve ter a consciência de que o pet não é uma pessoa, para não esperar, equivocadamente, que ele tenha atitude semelhante a dos seres humanos, pois ele é um animal que tem as suas peculiaridades e deve ser compreendido e respeitado como tal. Cabe ao tutor prover todas as necessidades básicas do animal, oferecendo-lhe os cuidados essenciais necessários para que ele possa desenvolver-se saudável e feliz.

4 – Passeios
Sempre que for passear com o seu animal, leve material (saquinhos plásticos) para recolher as fezes dele. Além de ser um exercício de cidadania e preservação do meio ambiente, é obrigatório por lei. Para segurança de todos e do seu animal, não se esqueça de colocar coleira e guia.

5 – Esterilização
A esterilização (castração) é a alternativa mais indicada para se evitar as crias indesejáveis, além de ser uma das principais formas de prevenção de doenças. A castração é a medida mais eficaz no controle da população de animais, servindo como meio de prevenção do abandono, entre vários outros benefícios. Machos castrados evitam brigas por disputa territorial, demarcação com urina em todos os lugares da casa, previve tumores de próstata e evita que fujam de casa atrás de fêmeas no cio. Já a castração nas fêmeas evita infecção uterina, diminui as chances de desenvolver tumores, evita a gravidez indesejada, o abandono de crias e os incômodos do cios periódicos.

Abandonar animais é CRIME. Denuncie esta prática cruel!

Compartilhar esta notícia agora: