Prefeitura expõe irregularidades da gestão Daniel Alonso e aciona o TCE-SP
“Quem planta vento, colhe tempestade” é um ditado que parece ecoar na Prefeitura de Marília, que vive uma reviravolta após a denúncia encaminhada pelo atual prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O alvo? A gestão anterior, comandada pelo ex-prefeito Daniel Alonso (PL), sob suspeita de deixar um rombo nas finanças e servidores sem salário em dezembro de 2024.
O documento, datado de 15 de janeiro de 2025, foi direcionado ao gabinete do conselheiro Maxwell Borges de Moura Vieira e vinculado ao procedimento 004500.989.24-9, que trata do exame das contas de 2024. No centro da polêmica está a denúncia de que a administração anterior não teria deixado recursos em caixa para pagar tanto servidores ativos quanto inativos.
Os relatos não surgiram do nada. Durante 2024, o Tribunal de Contas já havia emitido dois alertas – um em julho e outro em outubro – para o ex-prefeito, indicando que as contas estavam em risco. Como bem diz o ditado: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, mas, ao que parece, as advertências não surtiram efeito.
Consequências e Investigações
O conselheiro do TCE determinou que a denúncia seja examinada pela Unidade Regional (UR-8), extraindo elementos que possam subsidiar a análise detalhada. Além disso, o expediente foi vinculado ao processo de exame das contas de 2024. “A falta de medidas corretivas poderá implicar na emissão de parecer desfavorável à aprovação das contas anuais”, já apontavam os relatórios do Tribunal.
Vinicius Camarinha justificou a ação ao afirmar que é preciso transparência e responsabilidade na gestão pública. “Os cidadãos de Marília merecem respostas e uma administração que não deixe dívidas como herança”, declarou o atual prefeito.
JP Jornal O Popular comenta:
Como diz o velho ditado: “Mentira tem perna curta”. A gestão de Daniel Alonso precisa dar explicações convincentes sobre os apontamentos e responder pela suposta desordem nas contas públicas. É inegável que Marília já enfrentou tempos difíceis, mas cabe agora ao Tribunal de Contas trazer à tona a verdade e garantir justiça.
📲 Participe do canal do JP Jornal O Popular Marília e Região no WhatsApp: (14) 99797-3003 e fique por dentro das novidades!