“Cada cigarro fumado reduz 20 minutos de vida, revela estudo”

Brasil Cidade Saúde Últimas Notícias

Fumar é como brincar com fogo: quem mexe com cigarro, acaba se queimando. Um estudo recente da University College London (UCL) revelou que cada cigarro fumado pode reduzir a expectativa de vida em até 20 minutos. Isso significa que um maço com 20 cigarros pode encurtar a vida de uma pessoa em quase sete horas.

Os pesquisadores descobriram que, em média, os homens perdem 17 minutos de vida por cigarro, enquanto as mulheres perdem 22 minutos. Esses danos são cumulativos e podem levar a doenças respiratórias, câncer de pulmão e laringe, entre outras complicações.

Sarah Jackson, principal pesquisadora do grupo de estudo, destacou: “As pessoas geralmente sabem que fumar é prejudicial, mas tendem a subestimar o quanto. Em média, os fumantes que não param de fumar morrem 10 anos mais jovens do que os não fumantes. São 10 anos de tempo precioso, momentos de vida e marcos com entes queridos”.

Ela acrescenta que, quanto mais cedo uma pessoa parar de fumar, mais longa será sua vida. Por exemplo, um fumante que consome 10 cigarros por dia e decide parar em 1º de janeiro de 2025 pode evitar a perda de um dia inteiro de vida até 8 de janeiro, uma semana de vida até 20 de fevereiro e um mês até 5 de agosto. Até o final do ano, poderia ter evitado a perda de 50 dias de vida.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o consumo de tabaco provoca mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo, incluindo fumantes passivos. Além de ser uma ameaça à saúde humana, a indústria do tabaco é uma das mais poluentes, deixando uma alta quantidade de resíduos no ar e influenciando na crise climática.

Em resumo, quem com fogo brinca, acaba se queimando. Parar de fumar é a melhor decisão para quem deseja uma vida longa e saudável.

Comentário do JP Jornal O Popular:

“Fumar é um tiro no pé. Os dados são claros: cada cigarro é um passo rumo a uma vida mais curta e menos saudável. É hora de largar esse vício e respirar aliviado.”

📲 Participe do canal do JP Jornal O Popular Marília e Região no WhatsApp: 014997973003.

Compartilhar esta notícia agora: