Na manhã desta segunda-feira (16), Ourinhos foi palco de uma audiência pública que deu o pontapé inicial para debater o futuro da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e de outras rodovias do Lote Paranapanema. A proposta de concessão, com duração prevista de 30 anos, promete investimentos robustos de mais de R$ 2,5 bilhões, mas também levanta questionamentos sobre pedágios, segurança e acessibilidade.
A Consulta Pública
Com a Câmara Municipal de Ourinhos como cenário, a audiência reuniu representantes do governo, lideranças locais e moradores, que puderam expressar suas opiniões e esclarecer dúvidas. A consulta pública é parte essencial do processo, garantindo que a voz da população seja ouvida antes que o martelo seja batido.
“É importante que cada um diga o que pensa, porque quem paga a conta do pedágio somos nós, que andamos nessas estradas todos os dias”, comentou o morador José de Souza, que esteve presente na audiência.
Entre os tópicos debatidos, destacaram-se:
- Instalação de novas praças de pedágio: uma preocupação constante para quem depende das rodovias.
- Segurança para pedestres e ciclistas: a inclusão de passarelas e ciclovias foi amplamente discutida.
- Melhorias nos acessos e contornos: pontos que afetam diretamente o tráfego e a qualidade de vida dos moradores.
Abrangência do Projeto
O Lote Paranapanema engloba trechos de cinco rodovias, incluindo a famosa Raposo Tavares. Ao todo, o projeto passa por 13 municípios, entre eles Ourinhos, Chavantes, Canitar, Paranapanema, Piraju e Tejupá, impactando milhares de pessoas que utilizam essas vias diariamente.
Além disso, o cronograma prevê audiências públicas em outras cidades:
- Itapetininga, nesta terça-feira (17), às 10h, no Auditório Municipal Alcides Rossi.
- São Paulo, nesta quarta-feira (18), no Auditório da Artesp, em formato híbrido.
O Futuro da Concessão
O leilão para a concessão está programado para o primeiro semestre de 2025, dentro do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A promessa de melhorias na infraestrutura vem acompanhada de um preço a ser pago por usuários e moradores, levantando um velho ditado popular: “Não existe almoço grátis.”
Participação Online
Para quem não pode comparecer às audiências, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) disponibiliza um canal online para envio de sugestões e comentários, (http://www.artesp.sp.gov.br/Style%20Library/extranet/artesp/artesp.aspx#:~:text=ARTESP%20%2D%20Ag%C3%AAncia%20de%20Transporte%20do%20Estado%20de%20S%C3%A3o%20Paulo ) garantindo que nenhuma voz fique de fora.
JP Jornal O Popular: “Estradas boas são o alicerce do desenvolvimento, mas com um pedágio justo. É hora de a população levantar a bandeira e exigir melhorias sem abrir mão do que é de direito. Participe e faça sua voz ser ouvida!”
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