No primeiro trimestre deste ano os brasileiros pagaram um volume menor de dívidas, porém quitaram valores mais altos, é o que aponta o levantamento realizado pela Paschoalotto – empresa líder no segmento de recuperação de crédito.
De acordo com a pesquisa, o valor médio recebido de dívidas no país subiu 22,9% durante os três primeiros meses de 2023. Em janeiro o ticket médio foi de 472,46, em fevereiro 455,34 e em março 570,37. No total, a média nacional do recebimento de contas atrasadas neste primeiro trimestre foi de R$ 496,15.
Diego Mosquim, Diretor de Planejamento da Paschoalotto, é quem coordenou a pesquisa e analisa que o maior desafio para o consumidor hoje em dia é pagar todas as suas dívidas num cenário de juros altos, que acaba dificultando a renegociação e o pagamento de dívidas atrasadas.
“Atualmente temos cerca de 70 milhões de inadimplentes no Brasil. Podemos afirmar que esse é um recorde de endividamento no Brasil. Alguns fatores contribuíram para esse cenário: a alta da inflação; o uso crescente do cartão de crédito, através da oferta de novos produtos e serviços por bancos e fintechs; e a maior demanda por serviços, como viagens e compra de passagens aéreas, geralmente também pagos no cartão”, sinaliza Mosquim.
Perfil da dívida
Entre as maiores altas que gerou a elevação do ticket médio geral, destacam-se os segmentos de cartão de crédito (22,2%), fintechs (5,3%), veículos leves (4,0%) e consórcio (3,3%).
Saiba mais sobre a Paschoalotto
Site: www.paschoalotto.com.br e www.pagoufacil.com.br
Facebook: www.facebook.com/paschoalotto.oficial e www.facebook.com/pagoufacil
Instagram: @paschoalotto.oficial, @pagoufacil