Na última segunda-feira (6), durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Marília, a vereadora Vânia Ramos, líder do Republicanos na Casa de Leis, realizou solicitações importantes ao executivo.
A primeira delas foi referente à Saúde Mental no Município. De acordo com a vereadora há um crescente aumento nos casos envolvendo mortes por suicídio no município de Marília, desde o ano de 2019, e desta forma ela solicitou ao executivo, que viabilize, junto às secretarias competentes, recursos para fortalecer ações de promoção da saúde, vigilância, prevenção e atenção integral relacionadas ao suicídio.
“Sugeri ainda a possibilidade da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, implantar comissões de prevenção do suicídio, assim como monitoramentos e avaliações e ações estratégicas. Um exemplo de ação seria capacitar agentes comunitários de saúde, afim de que este profissional que está tão perto da comunidade para busca ativa de pacientes com fatores de risco, ampliar a comissão para outras secretarias com o objetivo de implementar a assistência ao paciente com base na realidade dos demais seguimentos” disse Vânia Ramos.
“O fato é que as medidas devem ser realizadas por meios de ações integradas e intersetoriais de prevenção ao suicídio. Neste caminho a finalidade é tornar temas referentes ao suicídio presentes nas políticas públicas de saúde, especialmente no campo assistencial, criando potentes ferramentas estratégicas, formativas, em serviços, para qualificar assistência daqueles que pensam, idealizam ou tentam se suicidar e também para os familiares”, completou a vereadora.
Ainda na mesma pauta da sessão ordinária, Vânia Ramos reivindicou operação tapa-buracos em vários pontos da cidade, inclusive no bairro Teotônio Vilela (zona sul), que se encontra com várias erosões no asfalto devido às fortes chuvas. “Estas intervenções são muito importantes para garantir a segurança de todos no trânsito” disse Vânia.