Integrantes da campanha de Jair Bolsonaro (PL) admitiram estar apreensivos e com incertezas sobre o resultado das eleições.
Agora, o debate na TV Globo deve ser a única chance de virada, o que deixa o comitê apreensivo. O debate será realizado na sexta-feira (28).
De acordo com os integrantes, “o vento deixou de soprar a favor” de Bolsonaro por conta de diversos “erros” cometidos pelo mandatário e seus aliados.
Entre os erros estariam a declaração sobre ter “ter pintado um clima” com adolescentes venezuelanas, o plano de Paulo Guedes sobre reajustes do salário mínimo e aposentadoria e a prisão do aliado e ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que envolveu tiros e arremessos de granadas contra os policiais federais.
Para contornar a situação, Bolsonaro não só focará no debate na TV Globo como também em agendas de campanha no Sudeste, com foco em São Paulo e Minas Gerais. O último ato está previsto para sábado (26), no Rio de Janeiro.
Já para o comitê de Lula, Bolsonaro “bateu no teto” das intenções de voto e deve ficar estabilizado nas pesquisas, especialmente após o episódio envolvendo Roberto Jefferson. Em contrapartida, a campanha acredita que há espaço para o petista crescer.
As declarações do ex-presidente Lula voltadas ao centro também são vistas como positivas, em especial as promessas de que irá liderar um governo de uma frente ampla e que não tentará a reeleição.
Há ainda o entendimento de que basta que Lula ganhe o debate na Globo para vencer as eleições. Por isso, ele irá se preparar para não se irritar com investidas de Bolsonaro e para dar respostas mais satisfatórias quando for questionado sobre corrupção.


