Quando se fala em um local para a prática esportiva em Marília, o Poliesportivo “Pedro Sola” é a referência. Com grande capacidade e estrutura, o centro esportivo foi construído para abrigar diversas modalidades esportivas, desde o futebol até o atletismo, e atualmente é utilizado para treinos e campeonatos.
Berço de ouro do atletismo, a cidade que abriga diversos medalhistas olímpicos, já viu dias melhores. O problema é que o Pedro Sola, tão utilizado pela população, possui diversos problemas estruturais, além do mais grave: a falta de segurança. Isso porque não há iluminação suficiente, os alambrados estão sucateados em alguns pontos, não há portaria ou qualquer tipo de vigilância.
A falta de atenção ao espaço de lazer e de esporte, infelizmente, culminou na atração de usuários de drogas, que chegam a utilizar os banheiros e almoxarifados para se esconder e consumir entorpecentes. Diante da insegurança, diversos atletas amadores de Marília dividem espaço com essa situação. A questão se agrava pelo fato de que crianças treinam futebol no final da tarde e diversos pontos de iluminação não estão funcionando.
Procurado pela população que utiliza o local, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) fez questão de fazer diversas visitas ao local e conhecer cada um dos problemas. Recentemente, o vereador e o Secretário Municipal de Obras, Fábio Alves, conseguiram o reparo da maioria dos postes de luz, bem como capinação do campinho, junto ao Secretário Municipal de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce.
Para solicitar ainda mais melhorias, o edil ainda apresentou requerimento à Prefeitura pedindo o nivelamento da pista de atletismo, que se encontra com diversos buracos ou desníveis, bem como: a colocação de piso emborrachado para a melhora da performance dos atletas, a construção ou melhorias no local onde são armazenados os equipamentos de treino do atletismo, uma vez que já foram relatados diversos furtos, a urgente reforma dos banheiros, pois infelizmente, abrigam usuários de crack, a implantação de um poste de iluminação na entrada para garantir a segurança no período noturno e ainda, a disponibilização de ‘vigilantes noturnos’, evitando-se, assim, furtos e uso incorreto do poliesportivo.
“Já se provou que o incentivo ao esporte é um indicador de melhora na qualidade de vida da população. Além disso, é possível unir esporte e lazer em um só local e, a meu ver, o Pedro Sola é o ponto ideal, tanto que é utilizado para treinos profissionais, caminhadas e para abrigar campeonatos importantes para a região”, disse Ajeka.
O edil, que defende a saúde e o bem estar, afirma que vai continuar a solicitar à Prefeitura a reforma do poliesportivo, pois acredita que Marília, berço nacional do atletismo, precisa ofertar um espaço público adequado para o uso da população.
“Se nós já temos diversos medalhistas olímpicos, imagine se o Pedro Sola estivesse totalmente reformado? Tenho certeza de que descobriríamos muito mais atletas. É por isso que eu insisto tanto na ideia de que o Poder Público tem o dever de oferecer centros esportivos de qualidade à população”, destacou o vereador.