Vereador Dr Elio Ajeka pede implantação de ciclovias nas principais avenidas de Marília 

Cidade Política Últimas Notícias

Visando dar mais fluidez ao trânsito e estimular a prática esportiva, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) solicita ao governo municipal a implantação de ciclovias nas avenidas principais da cidade, tais como a Avenida das Esmeraldas, Vicente Ferreira, Brigadeiro Eduardo Gomes, Castro Alves, República, Pedro de Toledo, Rio Branco e João Ramalho. 

Segundo o vereador, estes espaços segregados para o fluxo de bicicletas contribuem para a diminuição do tráfego de veículos, já que se trata de mais uma opção para o transporte de forma segura, aumenta a qualidade de vida da população por ser uma forma de realizar exercício físico e, ainda, é uma opção de lazer. 

Em sua justificativa, Ajeka apontou o fato de que as ciclovias agilizam o trânsito urbano e estimulam o uso de bicicletas como uma opção de locomoção. “As ciclovias criam um trânsito mais fluido, diminuindo a incidência de acidentes em função da disputa entre carros, motos e bicicletas pela via, além de ser uma solução ecológica de urbanização pelo fato da redução de emissão de gases poluentes”, explicou o edil. 

Outro ponto abordado pelo vereador é que as ciclovias são um espaço destinado apenas ao fluxo de bicicletas. Por conter uma separação física que isola os ciclistas dos demais veículos e pedestres, como grade, mureta, meio fio, blocos de concreto etc, protegem o ciclista do tráfego intenso e rápido e evitam que os motoristas adentrem nessa via exclusiva. 

“Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis para utilizarem cada vez menos os carros, justamente por contarem com uma opção de mobilidade segura”, disse. 

Por fim, Ajeka explica que as ciclovias também estimulam a realização rotineira de exercícios físicos com uma finalidade prática e que cada bicicleta na rua representa um carro a menos, tornando o trânsito mais lento. 

“Espero que o Poder Público se sensibilize com o meu pedido e que entenda a grande importância de criarmos dispositivos alternativos de mobilidade urbana. As vantagens são imensas para Marília, que não para de crescer e se desenvolver. Se nós sonhamos com uma cidade mais inteligente, então precisamos criar alternativas para tanto. Esse é o trabalho que eu venho desenvolvendo na Câmara Municipal”.