Novo RG digital será obrigatório  

Últimas Notícias

Lançado no mês de março, o novo RG digital será oficial dos brasileiros e uma das grandes novidades do documento é que a numeração do RG será o próprio CPF do cidadão. A mudança já estava prevista a alguns anos. 

A mudança do número do RG para o número do CPF foi definida, pois, anteriormente, cada estado era responsável por criar sua própria numeração do RG. Dessa forma, uma pessoa que solicitava a primeira via do RG em um estado e tirava uma segunda via em outro teria então dois números de RG. 

No final das contas, qualquer cidadão do país que solicitava uma segunda via em cada estado do país poderia ter até 27 números de RG diferentes. 

Os estados estão emitindo o RG desde março, todavia, os órgãos de identificação dos estados têm até março do ano que vem para se adaptarem as mudanças e conseguirem emitir o novo documento. Dessa forma, mesmo já sendo possível emitir o novo RG, nem todos os estados estão preparados para gerar o documento a população. 

A recomendação é que o cidadão busque informações junto aos órgãos de identificação como as Redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão para verificar se o seu Estado já está emitindo o novo documento. 

Para emitir o novo documento basta levar a certidão de nascimento ou casamento para que seja emitido o novo RG. 

Todavia, vale lembrar que o novo RG começará a ser obrigatório somente em 2032, dessa forma a população tem um grande tempo para conseguir trocar o documento. 

Compartilhar esta notícia agora: