VOCÊ SABIA QUE DOENÇAS NA COLUNA PODEM DAR DIREITO A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ? CONFIRA!

Brasil Últimas Notícias Variedades

A aposentadoria por invalidez é concedida quando o trabalhador, devido a alguma enfermidade, está impossibilitado de exercer suas atividades laborais. As doenças da coluna podem causar um grande problema na vida do trabalhador e até atrapalhar seu desempenho no ambiente de trabalho.

Mas será que essas doenças podem levar o trabalhador a se aposentar por invalidez pelo INSS?

Muitas vezes a doença na coluna vai permitir que o trabalhador receba por um período o auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária). Mas se o problema se agravar, o auxílio-doença poderá ser convertido em aposentadoria por invalidez. Separamos algumas doenças que podem atrapalhar o trabalhador em suas atividades. Confira:

Hérnia de Disco

A hérnia de disco ocorre quando parte de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime as raízes nervosas que se ramificam a partir da medula espinhal e que emergem da coluna espinhal. Sendo que esse problema será mais comum nas regiões lombar e cervical, já que são áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Sintomas: dor nas costas, braço, perna e pé; dor recorrente no cóccix; dormência ou formigamento; fraqueza muscular, queimação nos ombros, pescoço ou braço.

Quando o trabalhador precisa na sua vida laboral carregar peso, não tem cuidado com sua postura, pode desenvolver a doença a partir dos 40 anos de idade. O trabalhador que sofre com problemas na coluna devido a hérnia de disco pode solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente). Para ter esse benefício o trabalhador vai precisar comprovar que está incapacitado de forma a permanente a exercer sua profissão ou ser relocado em outra função.

Osteofitose

Osteofitose pode parecer desconhecida, isso porque ela é mais conhecida popularmente como “bico de papagaio” ou “esporão de galo”. É um crescimento anormal de uma pequena saliência óssea (osteófito) ao redor das articulações da coluna (entre as vértebras) que parece um bico de papagaio ou um esporão de galo.

Esse tipo de problema na coluna pode provocar dor (deixando a articulação mais rígida, restringindo os movimentos). Em alguns casos pode acontecer uma lesão nos nervos que poderá provocar sintomas como: alteração da sensibilidade; formigamento nos membros superiores ou inferiores; perda de força muscular.

Entre as causas estão: Sedentarismo; Má postura; Obesidade; Traumatismos na coluna vertebral; Predisposição genética; Envelhecimento.

Essa doença também pode permitir que o segurado possa solicitar a aposentadoria por invalidez. Lembrando que será necessário passar por perícia médica pelo INSS.

Discopatia Degenerativa

A discopatia degenerativa pode causar dor no pescoço ou nas costas, sendo esses os sintomas mais comuns. No entanto, dependendo da posição do disco enfraquecido, poderá haver outros sintomas mais específicos: dor nas pernas, nádegas e coxas , parte inferior das costas, pescoço; dor intensa ao sentar e pode se sentir melhor ao caminhar; piora com flexão ou torção; dor ocasional, que pode durar de alguns dias a vários meses. Também pode estar associada ao trabalhador que precisa carregar peso de maneira irregular ou de se manter em uma postura viciosa durante um longo período do tempo.

É uma doença relacionada à idade causada principalmente pelo desgaste dos discos espinhais. Geralmente pelo fato do ressecamento dos discos ao longo do tempo fazendo com que eles percam seu suporte e função.

Também pode ser causado por atividades repetitivas ou esportes. Pode acontecer devido à formação de esporão ósseo. Outro fator que causa a discopatia degenerativa é a hérnia de disco e sintomas associados

Além estar ligado a fatores de risco como: História familiar de distúrbios musculoesqueléticos, tensão nos discos lombares devido à postura incorreta ao sentar por um período prolongado, obesidade e tabagismo.

Protusão Discal

É uma distensão ou saliência do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais devido ao seu achatamento ou abaulamento quando enfraquecido.

Sintomas: dormência; formigamento e enfraquecimento. 

Pode ser ocasionado quando o trabalhador carrega peso ou má postura durante o período de trabalho. Geralmente essa doença incapacita a pessoa, impedindo-a de continuar trabalhando. Sendo possível solicitar ao INSS a aposentadoria por invalidez. O segurado deverá passar por uma perícia médica.

Cervicalgia

Popularmente conhecida como torcicolo, é uma dor situada nas vértebras cervicais. A dor pode ser aguda e durar dias ou crônica e durar várias semanas. Na maioria dos casos, o problema é motivado por  alterações na postura.

Dor aguda

Quando acontece movimentos bruscos do pescoço, gestos repetitivos, ou traumatismo cervical. 

Crônica

A crônica também pode ser causada por uma artrose cervical.

Os trabalhadores que mais sofrem com esse problema na coluna são aqueles que exercem atividades longos períodos em frente ao computador e aqueles que passam muito tempo com o membro superior em elevação, como cabeleireiros e garçons.

O trabalhador neste caso, poderá solicitar a aposentadoria por invalidez, no entanto, terá que comprovar através de perícia médica pelo INSS que está incapacitado de forma permanente a continuar a trabalhar.

Compartilhar esta notícia agora: