Marília hoje possui 6 Ecopontos espalhados pela cidade. O intuito é seja descartado o lixo reciclável para que catadores passem pelos locais e façam sua coleta.
Porém na realidade não é isso que vem acontecendo. Sem conscientização a população tem feito descartes de materiais não recicláveis ou lixo orgânico.
A Prefeitura, nesta terça-feira (12) divulgou uma nota falando sobre os descartes irregulares e vandalismo, e pontuando que a limpeza dos locais é responsabilidade dos catadores, isto porque, recentemente o vereador Rogerinho denunciou a situação dos Ecopontos em sessão ordinária da Câmara Municipal.
O prefeito Daniel Alonso, mais uma vez, quer se exonerar da responsabilidade dos problemas na cidade, porém se há despejo irregular impossibilitando a coleta pelos catadores a responsabilidade é da Prefeitura Municipal sim, que tem recursos para fazer uma campanha de conscientização e educação da população em relação à sustentabilidade e descarte apropriado nos Ecopontos.
Além disso a população encontra dificuldades no descarte de alguns tipos de materiais, e por este motivo, acaba despejando estes materiais em terrenos, calçadas e nos Ecopontos.
Os seis Ecopontos do município funcionam 24 horas por dia. Além dos recicláveis, há o Ecoponto Nova Marília, que recebe outros tipos de materiais, como móveis, estofados, resíduos de construção civil e corte de árvores.
Ecopontos:
- Zona oeste (novo Ecoponto)
Endereço: Av. Maria Fernandes Cavalari (praça Delmiro Luiz)
Funcionamento: 24h todos os dias
- Zona sul: sede da Defesa Civil
Endereço: Avenida Tiradentes, 1073
Funcionamento: 24h todos os dias
- Zona norte
Endereço: Rua Waldir Bento Felix, 417, Jardim Montana 2
Funcionamento: 24h todos os dias
- Zona leste
Endereço: Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes (esquina com a Rua Tupinambás)
Funcionamento: 24h todos os dias
- Centro: ao lado do camelódromo
Endereço: Rua 9 de Julho
Funcionamento 24h todos os dias
- Ecoponto Nova Marília (zona sul)
Endereço: Rua Joaquim Dias (ao lado do complexo de trânsito)
Funcionamento: segunda a sexta das 8h às 17h
Coleta de: papelão, plásticos, vidros, metais; móveis e estofados; eletrodomésticos; equipamentos eletrônicos; pneus; óleo de cozinha; resíduos de construção civil – entulho (1/2 m³ ou 10 carriolas) e resíduos de poda / corte de árvores (até 1m³ – volume de 1 caixa d’água de mil litros).