As palestras ocorreram de 21 a 25 deste mês, em dois períodos (manhã e tarde) e a participação de alunos entre 11 a 17 anos
O mês de março é considerado especial, principalmente para o Cades (Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília), Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Diretoria de Ensino de Marília.
Promovida há quatro mãos, várias escolas da rede estadual receberam a visita do presidente do Cades e seus conselheiros e dos profissionais químicos do Daem para uma palestra educacional sobre a água, todo o processo de tratamento, custos operacionais, cuidados e preservação desse recurso.
As palestras ocorreram de 21 a 25 deste mês, em dois períodos (manhã e tarde) e a participação de alunos entre 11 a 17 anos. A empresa Danilla Foods doou vários mimos aos participantes das palestras.
“O objetivo foi alcançado com louvor, pois como conselheiro observei um grande público que precisava dessas informações e que ao trazer os químicos do Daem, pudéssemos despertar o lado da carreira profissional, mas não distante da preocupação com a nossa água. Acredito que balizamos o lado profissional e principalmente a consciência ambiental. São pouquíssimos profissionais que possuem essa base ambiental”, afirmou o coordenador da Diretoria de Ensino e conselheiro Maciel Redigolo.
“Todo ano, nesse período o Daem, se propõe a realizar essas palestras educativas, mas este ano foi muito mais intenso e desafiador, pois consegui criar uma equipe de químicos palestrantes, com o objetivo de ampliar o alcance da divulgação de todo trabalho que os químicos do Daem desenvolve para distribuir uma água de qualidade. A legislação está caminhando rapidamente nas questões de saneamento ambiental nos motivando a agir agora quanto ao uso racional da água até a futuros profissionais voltados para esta área de atuação”, afirmou Denise Rodrigues, supervisora da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Daem e vice-presidente do Cades.
“As metas estão sendo alcançadas e esse é mais um momento especial para a gestão atual, um trabalho envolvendo as várias frentes educacionais em Marília, profissionais de diversas áreas de atuação, ONGs e órgãos fiscalizadores têm como propósito estabelecer uma base de educadores ambientais que devem nortear o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Inclusive empresas que apoiam essas ações”, disse o prefeito Daniel Alonso.
Foram 11 escolas atendidas, 31 horas de palestras, mais de 900 alunos. A semana foi organizada pelos senhores Claudemir Simões e Maciel Redigolo, ambos coordenadores de Ciências da Natureza e interlocutores de Educação Ambiental da Diretoria de Ensino de Marília; Denise Rodrigues – Supervisora da ETA Daem; Dra. Silvia de Sousa Fernandes – docente da Unesp; e Wilson Hakamada, coordenador do Centro de Educação Ambiental e presidente do Cades.