Vereador Danilo cobra manutenção em postos de saúde

Cidade Política Últimas Notícias

Foi debatido e aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da câmara municipal, o requerimento 180/2022 de autoria do vereador Danilo da Saude PSB, que cobra providências do prefeito Daniel Alonso PSDB em relação a falta de manutenção nas unidades de saude. “Quando solicitamos manutenção, não são reformas grandes ou mudanças estruturais, são ações simples como troca de lâmpadas, conserto de goteiras, reparos em geladeiras, serviços elétricos e de hidráulica, que não estão sendo feitos há muito tempo. Médicos e dentistas têm dificuldades de atender paciente em ambiente com lâmpadas queimadas, sanitários sem condições de uso por falta de reparos, e até unidades de saude que ficaram mais de 60 dias sem vacina por falta de conserto da geladeira”, disse o vereador Danilo da Saude.

Após a leitura do requerimento no plenário da câmara, vários vereadores se manifestaram em apoio ao vereador Danilo e relataram diversas queixas recebidas por falta de manutenção nas unidades de saude. “É uma queixa recorrente, fica evidente que não há um planejamento e a falta de manutenção é generalizada na rede municipal. São solicitações feitas pelas equipes da rede que sequer tem previsão de serem atendidas. Enquanto isso os funcionários e à população sofrem com o descaso e abandono dessas unidades que estão se deteriorando a cada dia mais”, informou o vereador Danilo.

Durante o debate foram apresentadas outras queixas relacionadas a manutenção das unidades de saude e adendos incluídos no requerimento solicitando mais informações. “É um absurdo, banheiros há mais de um ano quebrado, consultórios com goteiras, sala de espera sem ventilação, e até unidades referência para casos de covid sem material de limpeza para higienização. Importante destacar o esforço dos funcionários da saude que mesmo sem as condições necessárias se dedicam ao máximo para atender a população, alguns inclusive acabam levando material de limpeza de casa, e custeando do próprio bolso ou colaborando com vaquinhas para compra de peças e realização de reparos”, concluiu o vereador Danilo da Saude, autor do requerimento.