Após aprovação da Anvisa, Vereador Dr. Elio Ajeka destaca a importância do autoteste de Covid-19 e solicita que seja disponibilizado no município de Marília.

Cidade Política Últimas Notícias

            No dia 13 de janeiro deste ano, foi solicitado pelo Ministério da Saúde à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a avaliação do uso de autotestes de Covid-19 no Brasil e, após analise, a Anvisa autorizou o uso e comercialização em território brasileiro.

Em sessão ordinária realizada na última segunda-feira (07), o Vereador Dr. Elio Ajeka (PP) apresentou o requerimento 131-2022, encaminhado para administração pública de Marília, para que seja feita a compra e disponibilização dos autotestes para toda a população, de forma que estes possam ser utilizados na cidade como outra ferramenta de controle e combate à pandemia.

Os exames, que podem ser feitos em casa, tal qual os autotestes de diabetes, HIV e gravidez, permitem realizar o acompanhamento das condições da doença.

            “Os testes seriam de grande valia à população, já que a partir do diagnóstico rápido e do tratamento adequado, é possível orientar o distanciamento social por exemplo. Desta forma, com o autoteste, o resultado, ainda que não conclusivo, sai mais rápido e sem sobrecarregar hospitais e laboratórios que realizam os testes diariamente”, afirmou o Edil.

            Ajeka alerta ainda “junto com o kit do autoteste devem vir todas as recomendações, formas de uso, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, enfim, um guia para que não haja equívocos na realização das testagens, de maneira que sejam devidamente efetivas”.

            “O autoteste é utilizado em países desenvolvidos, como uma estratégia de saúde pública, sendo usado em países como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e Itália. Dessa forma, estaríamos juntos destas grandes potências, dando um grande passo no combate ao Covid-19.” disse o Vereador.