Qualidade do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar tem como resultado a alta empregabilidade dos alunos, desde o primeiro ano da graduação

Cidade Últimas Notícias Variedades

Setor de Tecnologia oferece anualmente mais de 170 mil vagas em todo o país e os acadêmicos da Unimar, por possuir conhecimento de qualidade, conquistam vagas de estágio desde o primeiro ano da graduação, sendo que a maioria destes alunos são efetivados ainda durante o curso.

O crescimento e o desenvolvimento de novas tecnologias viabilizaram a expansão do setor de tecnologia da informação, com isso, muitas oportunidades surgiram e o mercado está em busca de profissionais altamente capacitados para atender estas novas demandas. O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), nas modalidades presencial e à distância, da Universidade de Marília (Unimar) acompanha todas as transformações do setor e oferece um curso de graduação que tem como objetivo preparar o acadêmico para atender a estas necessidades.

De acordo com o coordenador do curso de ADS, Caio Saraiva Coneglian, esta é uma área que cresce, cada vez mais. “O curso de ADS busca preparar o profissional para atuar no mercado desde o primeiro dia. Este é um dos principais diferenciais da Unimar. O curso possui uma estrutura que conta com laboratórios equipados com computadores de última geração, o que permite o acesso dos alunos às principais tecnologias utilizadas no mercado. Além disso,
o nosso corpo docente possui alta qualificação, além de atuarem no mercado de TI, trazendo essa vivência aos acadêmicos. Destaca-se, também, a metodologia de ensino diferenciada, que proporciona a prática desde o início do curso, e que facilita com que o aluno, ao entrar no mercado de trabalho, obtenha resultados rapidamente”, explica.

Ainda segundo o coordenador, outro diferencial da Unimar é estar sempre em busca de ofertar o que há de mais atual no mercado de trabalho. “Outro ponto que vale a pena destacar, é que o curso da Unimar acompanha o desenvolvimento da área de tecnologia da informação. É um setor que está sempre inovando, com novas linguagens, frameworks. metodologia e modelos de negócios, por isso é tão importante a nossa proximidade com as empresas de
tecnologia da informação, além da inserção dos nossos docentes no mercado”, destaca.

Validando a necessidade de profissionais na área de Tecnologia da Informação, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostra que o país forma anualmente apenas 53 mil profissionais nesta área, mas existiria a necessidade de que pelo menos 159 mil pessoas passassem a atuar anualmente no setor. Além disso, o relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil novos talentos entre os anos de 2021 e 2025.

O docente do curso de ADS, Milton Angelo Breda, atua como empresário no mercado com desenvolvimento de softwares para empresas. Para ele, a Unimar é um celeiro de profissionais e, por isso, abre sempre oportunidades de estágio e acaba contratando os acadêmicos pela qualidade profissional. “O corpo docente prepara os acadêmicos para as tecnologias e os sistemas que estão surgindo no mercado. A Unimar serve como uma grande âncora para as empresas de tecnologia e basicamente, como professor da Universidade, nós observamos que os alunos ingressam no curso, em pouco tempo já começam a se qualificar e são atraídos pelas empresas. Muitos deles entram como estagiários e em pouco tempo são contratados como profissionais, como acontece na empresa que atuo”, conta.

Ainda segundo o professor, esta demanda crescente é consequência, também, do grande leque de áreas para atuar dentro do setor de tecnologia. “Atualmente na área há bastante diversificação de setores, como na área de negócios, marketing, design, linguagem de frontier, games, entre muitos outros. Então, é possível perceber que há uma grande demanda no mercado e os profissionais, como são de grande valia, acabam sendo contratados”, complementa.

A empregabilidade registrada no curso de ADS da Unimar é de 99%. O egresso da Unimar do curso presencial, Gustavo Leite, conquistou uma oportunidade no segundo ano da graduação e foi efetivado pouco tempo depois, ainda enquanto estava na Universidade. “Foi muito gratificante estudar na Unimar, durante a graduação obtive um conhecimento imenso e isso me ajudou a conquistar uma vaga no mercado de trabalho, porque me ofereceu várias
oportunidades de conhecimento, em que obtive muito crescimento na carreira, o que foi essencial”, destaca.

Além das oportunidades de efetivação, muitas são as oportunidades de estágio. O acadêmico do curso à distância de ADS da Unimar, Lucas Pires, conta que começou o curso na busca por uma oportunidade de transição de carreira e se surpreendeu com a rapidez para conquistar uma vaga. “Eu sou desenvolvedor freelancer, mas para trabalhar como CLT
precisava ter a formação. Estou no segundo ano da graduação e já conquistei um estágio na área em uma empresa renomada”, conta.

Ainda segundo Lucas, ele ficou surpreso com a qualidade da educação da Universidade de Marília. “Eu busquei referências na Internet sobre a Unimar e não vi nenhuma avaliação negativa, pelo contrário. Comecei o curso e verifiquei a educação diferenciada da universidade, além de perceber que não estudo apenas programação, há um ecossitema gigante que eu não tinha conhecimento, o que já me proporcionou um estágio de pesquisa em um lugar fabuloso de trabalhar e que se não fosse realmente este curso, não teria esta possibilidade”, enfatiza.

A acadêmica Millena Mattos está no segundo semestre da graduação EAD e conquistou uma oportunidade de estágio de forma remota. “O estudo me trouxe oportunidades que estou correndo para aproveitar. A Unimar me abriu muitas portas, até mesmo em outras cidades, porque a tecnologia nos trouxe esta facilidade. Com a graduação, eu comecei a estudar temas que eu não imaginei ser necessário na área e descobri como é extensa a área da tecnologia, com várias ramificações, o que nos favorece, porque se eu não me encontrar em uma área, eu tenho uma cartela grande de opções. Assim, nós vamos nos aprofundando nos estudos, porque a cada conhecimento a gente vai angariando oportunidades e a resposta é imediata”, diz.

Aproveite e ingresse ainda este ano no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Marília. Faça o vestibular online para as vagas remanescentes. Basta acessar o site www.unimar.br/vestibular e fazer a prova, composta de uma redação.