O curso de Ciências Contábeis da Unimar prepara o jovem para o mercado

Cidade Últimas Notícias Variedades

Com matriz curricular atualizada, corpo docente qualificado e laboratórios de práticas, o curso de Ciências Contábeis desenvolve profissionais que se destacam no mercado e, todos os anos, 99% dos acadêmicos conquistam estágio já no primeiro ano de graduação.

O mundo moderno trouxe muitas transformações, dentre elas a atuação do profissional contador. Com o crescimento do mercado, novas oportunidades surgiram e, quem deseja atuar na área, pode escolher entre os vários campos de atuação, principalmente no planejamento e execução de estratégias para empresas. A Universidade de Marília (Unimar) vem acompanhando essas mudanças e oferece um curso de Ciências Contábeis que prepara o futuro profissional para
atender as necessidades do mercado.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unimar, Ana Cláudia Rossetto, o mercado não para de crescer, principalmente com o fortalecimento de algumas áreas. “A profissão de contador vem se transformando rapidamente e possui vasto campo para atuação, porém, o que se vê é a falta de profissionais qualificados para atender às novas demandas, principalmente com as áreas de inovação e tecnologia em franco crescimento. Outro
exemplo, é a importância que a governança corporativa, o compliance, a auditoria e a controladoria, têm na manutenção e confiabilidade das empresas no mercado, fora os serviços de consultorias nessas áreas”, explica.

O profissional formado em ciências contábeis é responsável por administrar, acompanhar e gerir as contas de uma instituição, e sua formação possibilita fazer leituras críticas do cenário econômico para aplicação em diversas ações dentro das atividades financeiras e econômicas das empresas.

Ainda segundo a coordenadora, o profissional pode atuar em diversas áreas. “O mercado vem crescendo a cada dia, mas há setores que oferecem, neste momento, grandes oportunidades, são eles: controladoria, planejamento tributário, compliance de empresa, consultorias, contabilidade de Inovações e áreas tecnológicas, contabilidade hospitalar, contabilidade esportiva, contabilidade online e Marketing Contábil”, detalha.

Importante ressaltar que a área de atuação do Contador é uma das que mais oferecem oportunidades. “Todos os anos, 99% dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Unimar conquistam oportunidades de estágio já no primeiro ano da graduação e muitos deles são efetivados mesmo antes de concluir a graduação”, conta Ana Cláudia.

A formação de um profissional altamente qualificado e que se destaque no mercado é prioridade para o curso de Ciências Contábeis da Unimar. A graduação possui uma matriz curricular atualizada, com metodologias ativas em que o foco está na formação de competências e desenvolvimento de habilidades, com aulas ministradas por corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, e laboratórios de práticas.

Além disso, o acadêmico atua tem campos de atuação dentro da própria Universidade, como o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em parceria com a Receita Federal, que oferece consultoria à Microempreendedores Individuais, e o Ambiente de Inovação Connect, uma parceria com a ACIM.

A egressa do curso de Ciências Contábeis da Unimar, Ana Clara Ortega, destaca a importância da graduação. “O curso, sem dúvidas nenhuma, me projetou enquanto profissional, abrindo diversas portas. Através dele, tive a oportunidade de realizar alguns estágios, como em órgão público e ainda na própria Universidade, sendo inclusive, efetivada em um deles”, conta.

Outro diferencial da graduação, são as oportunidades de pesquisa e extensão. “Durante o curso, busquei aproveitar todas as oportunidades que a Universidade ofertava, como cursos extracurriculares, debates e palestras. Ainda durante a graduação, ingressei na pesquisa científica, tendo muito incentivo e suporte dos professores e coordenação, e como resultado tive a publicação dessas pesquisas em diversas revistas e eventos científicos. Após ter me formado,
possuindo identificação com a carreira acadêmica, ingressei no Mestrado e obtive diversos frutos derivados da graduação na Unimar”, ressalta.

Você pode fazer parte desta transformação. A Universidade de Marília está com o vestibular online para as vagas remanescentes do curso de Ciências Contábeis. Basta acessar o site www.unimar.br/vestibular e fazer a prova, composta de uma redação. As aulas terão início no dia 1 de fevereiro.

Compartilhar esta notícia agora: