A PEDIDO DO DEPUTADO VINICIUS CAMARINHA, VICE-GOVERNADOR RODRIGO GARCIA AUTORIZA AMPLIAÇÃO DE LEITOS COVID NO HCFAMEMA

Cidade Política Saúde Últimas Notícias

A pedido do deputado estadual Vinicius Camarinha, o governo do Estado, através da autorização do secretário de Governo e vice-governador Rodrigo Garcia, está ampliando os leitos para atendimento no Hospital de Clínicas de Marília.

20 vagas foram remanejadas para atender a pacientes com Covid-19, dez na Enfermaria e dez na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A decisão se deve ao crescimento das estatísticas de internações, que ultrapassou 80% da capacidade. As alas respiratórias do Hospital das Clínicas passam a atender até 88 pacientes.

A instituição vem acompanhando a curva da pandemia com aumento de leitos no primeiro semestre do ano passado e decisões de redução quando os últimos meses de 2021 tiveram retração de contágio e redução e demanda hospitalar.

Além disso serão abertos outros 12 leitos nesta semana e mais 10 na próxima, totalizando 42 novos leitos que reforçarão os casos mais graves de saúde, disse o deputado Vinicius Camarinha.

A partir da última quinta-feira (27), a UTI Covid Adulto passou a ter uma ampliação gradativa de vagas, saindo de 32 para 42. O mesmo aumento progressivo foi definido para a Enfermaria Covid Adulto, saindo de 20 para 30 leitos.

A Enfermaria Covid do Hospital Materno Infantil (unidade II do HC), voltada a gestantes e puérperas segue com oito vagas. E também no HMI há dez leitos Covid infantis, oito na Enfermaria Pediátrica e dois na UTI Pediátrica/Neonatal.

Com as ampliações a capacidade total do HCFamema para Covid vai de 68 para 88 leitos, exclusivamente SUS.

“Abrir novos leitos Covid não é um processo simples, pois envolve infraestrutura, logística, equipe capacitada, entre outras peculiaridades para o cuidado ao paciente infectado, mas o HCFamema honra o seu compromisso com a saúde da população”, disse a superintendente do HACFAMEMA, Paloma Libanio.