SÃO PAULO COMEMORA HOJE 468 ANOS

Últimas Notícias Variedades

A cidade de são Paulo foi fundada em 1554 pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, que construíram uma igreja e um colégio para catequizar os índios no local hoje conhecido como Pateo do Collegio.

Por mais de 300 anos, no entanto, a cidade não passou de um pequeno vilarejo e foi só a partir da década de 1870, com o crescimento da economia cafeeira, que São Paulo começou a se tornar uma das mais importantes do continente.


A cidade passou a ser um ponto de parada obrigatório na rota do café que por um lado trazia os trens que vinham das fazendas do oeste paulista carregados com café, que tinham que passar pela cidade antes de descer a serra para chegar no porto de Santos; e por outro, os imigrantes que desembarcavam aos milhares para trabalhar na lavoura do café ficavam um tempo na capital antes de seguir para o interior.

Logo surgiram as primeiras indústrias, e já no início do século 20, São Paulo despontava como uma das maiores cidades do Brasil. Esse movimento continuou durante toda a primeira metade do século 20, quando a cidade recebeu milhares de imigrantes que fugiam da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais.

Em São Paulo é possível encontrar influências de culturas de vários países, que marcaram a paisagem da cidade. O bairro da Liberdade é um desses exemplos na região central, que é um verdadeiro Japão em miniatura. Mais a presença italiana ainda é mais forte, presente até hoje em bairros como o Bixiga, no centro, e a Mooca, na zona leste.

Com o tempo, as fábricas migraram para outros polos industriais situados no ABC paulista, formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano, na região metropolitana de São Paulo. Foi por isso que, a partir da década de 1970, o setor de serviços se tornou o principal ramo da economia da cidade.


São Paulo hoje é o centro econômico, é na capital paulista que as empresas multinacionais fixam suas filiais e buscam novos mercados.

Com cerca de 19 milhões de habitantes em toda a região metropolitana, a cidade tem uma grande oferta cultural, com restaurantes de todos os tipos de culinária, cinemas e teatros.

São Paulo nunca dorme, a vida noturna da cidade é a mais agitada do país e já está entre as mais bem cotadas do mundo.

Compartilhar esta notícia agora:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *