EM PESQUISA DO PODERDATA LULA VENCE TODOS OS CANDIDATOS NO 2º TURNO

Cidade Política Últimas Notícias

O site “Poder360” divulgou nesta quinta-feira (20) uma pesquisa que mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a disputa eleitoral deste ano para a presidência do Brasil.

O estudo foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-02137/2022. Com relação à última simulação feita pelo instituto, em 21 de dezembro de 2021, todos os candidatos oscilaram na margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

O ex-presidente Lula, aparece com 42% dos votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL), com 28%. Com 42%, Lula empata tecnicamente, dentro da margem de erro, com a soma dos percentuais dos demais candidatos (45%). Assim, no limite da margem de erro, Lula pode vencer a eleição em 1º turno.

Sergio Moro (Podemos) é o terceiro colocado na simulação da disputa, com 8% das intenções. Ciro Gomes (PDT) é a opção de 3% dos entrevistados, enquanto João Doria (PSDB) ficou com 2% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro, por meio de ligações para telefones celular e fixos. Foram 3 mil entrevistas em 511 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

Confira o cenário de primeiro turno:

Lula (PT): 42%

Bolsonaro (PL): 28%

Moro (Podemos): 8%

Ciro Gomes (PDT): 3%

João Doria (PSDB): 2%

André Janones (Avante): 2%

Alessandro Vieira (Cidadania): 1%

Simone Tebet (MDB): 1%

Luiz Felipe d’Avila (Novo): 0%

Rodrigo Pacheco (PSD): 0%

Branco/nulo: 6%

Não sabem: 6%.

O levantamento do PoderData também mostra que Lula será vencedor em um eventual segundo turno contra qualquer candidato.

Lula x Bolsonaro: 54% a 32%

Lula x Moro: 49% a 26%

Lula x Ciro: 47% a 19%

Lula x Doria: 48% a 16%

O instituto também simulou possíveis confrontos de 2º turno com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrentando Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos). Nos dois casos, a disputa fica tecnicamente empatada.

Bolsonaro x Lula: 32% a 54%

Bolsonaro x Ciro: 38% a 42%

Bolsonaro x Moro: 34% a 33%