TAP AIR PORTUGAL ENCERRA AS ATIVIDADES NO BRASIL DEIXANDO 500 DESEMPREGADOS

Brasil Últimas Notícias

A TAP Air Portugal, anunciou nesta quarta-feira (12) que encerrará as atividades da TAP Manutenção e Engenharia, braço operacional do grupo no Brasil.

A partir desta quarta a subsidiária brasileira da TAP já não aceita novos contratos. Com sua saída 500 funcionários perderão seus empregos.

O fechamento da empresa será gradual. Os contratos assinados ou em curso serão honrados, mas a TAP M&E deixará de aceitar novas encomendas, especifica o grupo aéreo.

Esta decisão foi tomada após o fracasso da venda da empresa. O encerramento da TAP M&E não afetará o negócio de transporte de passageiros de e para o Brasi.

O grupo aéreo português, cujas dificuldades financeiras aumentaram com a pandemia de Covid-19, foi urgentemente socorrido em 2020 pelo Estado. O governo teve que resolver renacionalizá-lo para reabastecer seus cofres em troca de um plano de reestruturação.

O encerramento da sua atividade de manutenção no Brasil, que tem ajudado a fechar as contas da TAP nos últimos anos, foi uma das exigências de Bruxelas em troca do plano de ajudas validado no mês passado, no valor de 2,55 mil milhões de euros.

A Comissão Europeia pediu ainda à TAP a libertação de slots de descolagem e aterragem no aeroporto de Lisboa, a separação da sua subsidiária Portugalia ou mesmo a venda das suas participações na transportadora de bagagens Groundforce, bem como numa empresa de catering.