PACIÊNTE EM SÃO PAULO RECEBE O MENOR MARCA PASSO DO MUNDO COM APENAS 2 GRAMAS

Brasil Últimas Notícias Variedades

A cirurgia foi a primeira realizada em São Paulo e a segunda no país. O marca-passo é considerado dez vezes menor que o aparelho convencional e pesa apenas 2 gramas.

O aparelho é responsável por ajustar o ritmo cardíaco e foi inventado em 1960. A cirurgia com o novo modelo foi realizada no Hospital de Beneficência Portuguesa, e marca história.

Luiz Carneiro, cardiologista do hospital que acompanha o paciente de 50 anos há um ano, disse que a ideia era colocar um stent, mas por se tratar de paciente renal crônico, a equipe decidiu implantar o marca-passo.

“Os benefícios vão ser a médio prazo porque antes do marca-passo o coração desse paciente funcionava a 100/110 batimentos por hora continuamente, o que é muito ruim para o coração, para a saúde de um coração que já é comprometido como é o caso dele. Com o marca-passo, ele já diminuiu a frequência para 80 por minuto, e daqui a poucos dias ou semanas isso vai ser diminuído para 70/60 batimentos por minuto, o que vai preservar muito mais o coração”, afirmou.

O menor marca-passo do mundo não é maior do que um comprimido e é justamente por ser tão pequeno e leve que é uma enorme revolução nas cirurgias do tipo pois pode ser implantado dentro do coração.