OPERAÇÃO S.O.S MALIBU PRENDE SARGENTO POR ESQUEMA DE AGIOTAGEM E EXTORÇÃO

Brasil Polícia Últimas Notícias

Nesta terça-feira (16) um esquema milionário de agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro foi desmantelado por uma operação policial no Distrito Federal.

A Operação S.O.S. Malibu tinha como principal alvo o sargento Ronie Peter Fernandes da Silva e seu irmão, o empresário Tiago Fernandes da Silva, uma vez que o esquema era capitaneado pelo sargento da Polícia Militar do Distrito Federal e pelo irmão.

Ambos foram presos e são apontados nas investigações da Coordenação de Repressão a Crimes Patrimoniais (Corpatri) como líderes de uma organização criminosa especializada no empréstimo de dinheiro a juros exorbitantes, caracterizando agiotagem ou usura.

A operação foi batizada em menção ao nome da concessionária de veículos dos irmãos.

Equipes da Divisão de Roubos e Furtos (DRF) cumprem 15 mandados de busca e sete de prisão temporária em Vicente Pires, Taguatinga e São Paulo.

Quem não pagava as prestações em dia se tornava alvo de violentas ameaças, segundo a PCDF. Durante as cobranças, além de coagir as vítimas, o grupo tomava veículos e exigia a transferência de imóveis dos endividados. A apuração ainda demonstrou que os valores da agiotagem eram ocultados por meio da compra de veículos de luxo registrados em nome de terceiros, além da utilização de empresas de fachada.