O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e é o momento oportuno para a reflexão a respeito do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais.
Quem nunca aproveitou uma sombra ou fez um piquenique embaixo de uma árvore? Imprescindíveis para a vida terrestre, as árvores desempenham um papel essencial na conservação de ecossistemas, biomas e no abrigo de toda a nossa biodiversidade.
São responsáveis por proteger os solos e nascentes da luz solar, realizar a manutenção do ar e da umidade, além de servirem como fonte de alimento e abrigo para diversas espécies de animais.
A cada ano são cortadas 15 bilhões de árvores no mundo, ou seja, cada habitante perde 2,1 árvores por ano, se mantido o ritmo, em 200 anos não teremos mais árvores no mundo.
Segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), de janeiro até a segunda quinzena de setembro de 2020, o Pantanal teve mais de 2,9 milhões de hectares atingidos pelo fogo.
As queimadas estão se alastrando com facilidade e há diversos animais carbonizados ou severamente machucados pela chama e árvores totalmente destruídas.
Silvio Harada, gerente da Cooperativa Sul Brasil de Marília, vem neste dia comemorativo, lembrar a importância da preservação e conservação dos recursos naturais. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje.