TRABALHADORES PODERÃO SACAR ATÉ R$2.900 DO FGTS

Brasil Últimas Notícias

Nesta quarta-feira (1) a Caixa Econômica Federal liberou mais uma rodada de saques do FGTS.

Os saques dizem respeito ao saque-aniversário, onde os nascidos em setembro começam a receber seus respectivos valores.

Os trabalhadores que aderiram a modalidade este ano receberam seus valores somente no próximo anos.

O saque-aniversário é opcional, onde o trabalhador recebe anualmente uma parcela de todo o saldo depositado nas contas de FGTS, no mês de seu aniversário.

O trabalhador que aderir ao saque-aniversário poderá sacar o saldo de todas as contas do FGTS, ativas ou inativas, de forma percentual com valor de até R$2.900.

Com a adesão à modalidade o trabalhador perde o direito ao saque do FGTS no caso de demissão sem justa causa. O pagamento da multa de 40% é mantido.

Também ficam restritos os saques para compra de imóveis, por aposentadoria ou doenças graves.

Caso o trabalhador se arrependa e deseje voltar ao saque em caso de demissão, ele terá um período de 25 messes de carência para ter acesso ao saque-recisão.

Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve acessar o aplicativo do FGTS ou o site fgts.caixa.gov.br.

Depois, clique na opção “Meu FGTS” e, em seguida, acesse a aba “Opção Sistemática de Saque FGTS” “Saque-Aniversário” e clique em “Optar”. O sistema também possibilita que você acesse o seu atual saldo e faça uma simulação do valor que poderá receber em 2021.

Mas atenção: se a opção a este saque acontecer a partir do mês seguinte ao do nascimento, o trabalhador começará a receber os valores no ano seguinte, ou seja, em 2022.