EMPRESAS DE REFRIGERANTE SÃO RESPONSÁVEIS PELO MAIOR ÍNDICE DE POLUIÇÃO POR PLÁSTICO DO MUNDO.

Brasil Últimas Notícias

Após terem sido acusadas como as maiores poluidoras de plástico do mundo pelo terceiro ano consecutivo, as empresas Coca-Cola, PepsiCo e Nestlé foram acusadas de não terem progredido na redução de resíduos de plástico.

Em auditoria anual da Break Free From Plastic, a Coca-Cola foi acusada como a poluidora número 1 de plástico do mundo.

Dos 55 países pesquisados, foram encontrados resíduos plásticos da empresa em 51 deles, com garrafas de bebidas em praias, rios, parques e outros locais de lixo. Sua marca foi de 13.834 peças de plástico encontradas, sendo superior as outras duas marcas juntas, que representam 5.155 da PepsiCo e 8.633 da Nestlé.

No início deste ano a Coca-Cola foi criticada por ativistas ao anuncias que não abandonaria as garrafas plásticas, uma vez que eram populares entre os seus clientes.

Juntas as três empresas foram responsáveis por meio milhão de toneladas de poluição por plástico em seis países em desenvolvimento por ano.

Para os ativistas a única forma de acabar com o crescente lixo plástico é eliminar sua produção, e implementar sistemas de reutilização.

91% dos resíduos plásticos gerados não foram reciclados e acabaram em aterros ou no ambiente natural. Os itens mais encontrados foram embalagens pequenas utilizadas para saches de shampoo e ketchup, seguidos de pontas de cigarro e garrafas de plástico.

As empresas rebatem dizendo que estão trabalhando para lidar com o desperdício. A Coca-Cola afirma que pretende recuperar todas as garrafas utilizadas até 2030, para que nenhuma delas acabe no lixo. A PepsiCo disse que está tomando medidas através de parcerias e reduzirão a produção de plástico em 35% até 2025. A Nestlé disse estar investindo em embalagens sustentáveis, e até 2025 pretendem que todas suas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis.