Na última sessão da Câmara Municipal o Vereador Dr. Elio Ajeka (pp) se pronunciou e alertou sobre o perigo das queimadas na época de seca em Marília.
De acordo com o vereador, o que torna mais propício à ocorrência de queimadas, é o período de seca em conjunto com as temperaturas mais altas que ocorre entre o período de junho a outubro.
Os incêndios, que tomam proporções descontroladas, podem devastar a vegetação, matar animais, aumentar a temperatura nas cidades e, além disso, gerar poluição do ar.
Uma das maiores preocupações com esses períodos são os prejuízos à saúde que as queimadas podem causar, provocando e agravando doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite e alergias, além de provocarem irritações nos olhos e garganta.
Com o objetivo de reduzir os danos causados pelo fogo durante a ocorrência das queimadas, evitando perdas da vegetação e danos no ecossistema, a defesa civil de Marília iniciou o programa de orientações para educação ambiental e controle de queimadas na cidade. Foram distribuídos aos coordenadores dos projetos ambientais abafadores, luvas e coletes para uso emergencial, além de terem sido orientados sobre o uso e procedimentos corretos enquanto aguardam a chegada do corpo de bombeiro.
O Tenente Cleber Rodrigues Ventrone alerta para a importância do canal de denúncias da Polícia Ambiental, e esclarece que o ideal é que a população faça o acionamento imediato do corpo de bombeiros assim que for avistado um foco de incêndio, pois estes são os responsáveis pelo controle do fogo, e caso tenham informações sobre a autoria do incêndio, que acionem a policia ambiental, pois esta irá realizar as averiguações necessárias e entrar em contato com a polícia civil para que os autores sejam responsabilizados criminalmente.
De acordo com o vereador Dr. Elio Ajeka “As brigadas de incêndio em conjunto com a massiva educação ambiental da população são de extrema importância para o município. Diante disso, gostaria de parabenizar todos os envolvidos nesta campanha de combate às queimadas, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, o Secretário da Municipal da Agricultura, além do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Wilson Hakamada, Cassiano Rodrigues Leite, chefe do Meio Ambiente, Carlos Eduardo dos Santos e o Tenente Cleber da Polícia Ambiental”
Sobre o tema, afirma o edil “É necessário que toda população fique alerta, já que este período é mais tendencioso para haver queimadas, e caso avistem focos de incêndio, não hesitarem em acionar o corpo de bombeiros, ou ainda, se tiverem informações da autoria do incêndio entrar em contato com a polícia ambiental para maiores investigações e futura penalização dos responsáveis. Todos nós devemos trabalhar em equipe para que nossa cidade não sofra com os males das queimadas”.
Vale ressaltar que caso necessário o contato com a polícia ambiental o telefone é 3592-1200, para que assim sejam feitas as investigações acerca da autoria dos incêndios.