A segurança pública é a garantia da proteção aos direitos individuais de cada cidadão, fazendo com que estes possam exercer seu direito a cidadania com segurança, em atividades como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir.
Os responsáveis por essa proteção são os órgãos representantes do Estado: as polícias federal, rodoviária e ferroviária, vinculadas à União, e as polícias militares e civis, além do corpo de bombeiros, que são subordinados ao governos estaduais.
Com o intuito de instituir políticas voltadas aos municípios, a Universidade de São Paulo (USP) lançou o Programa USP Municípios, cujo foco é o desenvolvimento de projetos voltados à solução de problemas urbanos. A profa. Dra. Daielly Mantovani da FEA/USP e o prof. Francisco Rodrigues do ICMC/USP estão desenvolvendo uma plataforma voltada para a inteligência em segurança pública nos municípios.
Esta ferramenta consiste em um modelo de previsão que permite identificar tendências de crescimento ou declínio em crimes no âmbito municipal, o que permite que gestão pública possa realizar um planejamento estratégico baseado em inteligência de dados para direcionar recursos de forma mais eficiente. A prefeitura de Marília, por intermédio do vereador Dr. Elio Ajeka e do Secretário da Administração Coronel Marcos Boldrin, recebeu a professora Daielly para apresentação do projeto, que posteriormente também foi apresentado ao Comandante Coronel Mario Sérgio Nonato e a Capitã Ana Cláudia Mathias no quartel da Polícia Militar, com intuito de viabilizar sua futura implantação no município.
Segundo o Vereador “esse sistema é de suma importância, já que por meio dele é possível fazer a identificação de índices de delitos e locais mais propensos para o cometimento desses crimes, facilitando áreas em que deve haver maior presença da polícia e em quais ramos de investigação deve haver maior investimento do Município por exemplo, garantindo de forma eficiente a proteção e prevenção de crimes contra os munícipes.”