Deputado Vinicius autoriza recurso para a criação do Centro de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas de Marilia

Cidade Política Últimas Notícias

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha (PSB) esteve na sexta-feira (25) no HC (Hospital das Clínicas) de Marília para comunicar a autorização do recurso de R$ 190 mil para a instalação do Centro de Cuidados Paliativos do hospital. “Um serviço novo na região e importante, de cuidado, de redução de internações prolongadas e, ainda, para amenizar o sofrimento dos pacientes nos casos terminais. O centro vai oferecer uma assistência multidisciplinar visando o bem estar do paciente e de seus familiares diante de uma doença que ameace a vida“, disse o parlamentar.
Com o recurso, será possível a instalação de: 10 leitos de internação localizados na Ala A e uma sala de acolhimento para familiares e convivência.
“Falar em cuidados paliativos não é falar de morte, é falar de vida, enaltecer todo o processo pela busca dela, de sua qualidade e também incluir o momento da nossa morte e o luto daqueles que ficam”, disse o médico assistente da Clínica Médica e interconsultor de Cuidados Paliativos do Complexo HC/Famema, Guilherme da Costa Munhoz.
Através do recurso conquistado pelo deputado Vinicius Camarinha junto ao Governo do Estado, foram adquiridos para o Centro de Cuidados Paliativos: cama hospitalar tipo Fawlere, colchão 10, carro maca hospitalar, escadas para uso hospitalar, suporte de soro de chão, mesa para refeição hospitalar, mesa de cabeceira, carro de curativos/utilidades, jogo de sofá para sala convivência, carrinho de emergência c/ desfibrilador, eletrocardiógrafo, microcomputador. impressora com scanner, papel de parede para cinco quartos, TV 50” para sala de convivência, além de reformas para a instalação do novo centro.
“A priorização deste tipo de cuidado aumenta conforme a doença avança, sempre considerando que seu enfoque está centrado à pessoa, sua família e seus valores, amenizando sintomas de sofrimento e aperfeiçoando a qualidade de vida. Assim, proporcionar um cuidado paliativo não significa deixar de cuidar, mas sim potencializar o tratamento mais adequado frente aos diferentes momentos de uma doença irreversível. A habilitação de uma enfermaria de cuidados paliativos no DASAC (Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade) possibilitará uma organização especializada a esse tipo de atendimento, de forma continuada, integrada e humanizada, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Agradecemos ao deputado Vinicius Camarinha, sempre parceiro, por mais essa conquista para o atendimento que oferecemos para Marília e região”, concluiu a superintendente do Complexo HC/Famema, Paloma Libanio Nunes.

Compartilhar esta notícia agora: