VEREADOR DANILO PEDE PROVIDÊNCIAS URGENTES NO ATENDIMENTO DOS CASOS INICIAS DE COVID

Cidade Política Últimas Notícias

Durante audiência pública de prestação de contas da secretaria da saúde, o vereador Danilo da Saúde PSB alertou novamente sobre aumento casos do Covid nos últimos dias e cobrou apoio às equipes da rede municipal que realizam o diagnóstico e atendimento inicial dos pessoas infectadas. “Na última semana ficou evidente a chegada da terceira onda de transmissão em Marília, com o aumento da procura por atendimento e diagnóstico nas unidades de saúde que são porta de entrada da rede municipal de saúde. A secretaria da saúde precisa monitorar a rede e adotar providências urgentes para reforçar os pontos de maior demanda e apoiar essas equipes que já estavam com sobrecarga de trabalho. Mesmo com todos os esforços dos profissionais da saúde, a falta de estrutura e de funcionários, impossibilita o atendimento de toda essa demanda, causando sobrecarga na UPA e PÁ sul que já estão em situação crítica”, disse o vereador Danilo da Saúde.

Segundo o vereador Danilo, o diagnóstico e o tratamento inicial dos casos de covid são de extrema importância para reduzir o número de casos graves, e diminuir a necessidade de leitos hospitalares. “As equipes da rede municipal precisam urgentemente serem apoiadas, com o envio ou transferência de mais profissionais para os locais de maior demanda, melhoria da estrutura física com adequação de ambientes de atendimento, equipamentos básicos e melhoria do acesso aos medicamentos para tratamento inicial, para reduzir o número de casos graves que precisariam de leitos hospitalares. A gestão precisa estar mais próxima dessas equipes e fazer o monitoramento diário dessas informações. Quando os recursos são limitados é necessário trabalhar com inteligência e planejamento,” informou o vereador Danilo da Saúde.

Além desses apontamentos, o vereador Danilo manifestou bastante preocupação com a possibilidade de novo colapso na rede de saúde nos próximos dias. “É angustiante ver a quantidade de casos que estão procurando a rede básica para atendimento, que não estão conseguindo acesso imediato ao tratamento. As equipes pedem socorro e os gestores precisam adotar providências imediatas. Caso contrário, nos próximas semanas veremos com muita tristeza o desespero de famílias buscando leitos numa rede hospitalar que já tem 100% de ocupação, e o aumento do números de óbitos que vem ultimamente atingido também pessoas mais jovens,” concluiu o vereador Danilo da Saúde.

Compartilhar esta notícia agora: