UNIMAR MOSTRA FORÇA SOCIAL E LEVA SAÚDE E DIGNIDADE À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM MARÍLIA

Cidade Saúde Últimas Notícias

A promoção da cidadania saiu do discurso e foi para as ruas. A Universidade de Marília (Unimar) foi protagonista na iniciativa “Pop Rua Jud”, realizada na Praça Maria Izabel, em Marília, e que mobilizou diversos órgãos públicos em prol de quem mais enfrenta vulnerabilidade. A ação reforçou o compromisso social da Instituição com a dignidade humana, aproximando ensino, serviço e comunidade.

A Unimar levou uma equipe multiprofissional formada por docentes e acadêmicos voluntários dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Direito e Medicina Veterinária. A presença dos universitários garantiu atendimentos essenciais, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, orientações básicas de prevenção à saúde, acolhimento psicológico e orientações jurídicas. No atendimento aos animais de estimação da população assistida, foram realizados exames clínicos e vacinação, contribuindo para a saúde coletiva.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Unimar, Profa. Dra. Lais Menegucci, destacou a importância do aprendizado vivenciado fora das salas de aula e dentro da realidade social do município.

“Estamos com cinco cursos e alunos voluntários que estão prestando atendimentos como aferição de pressão arterial, glicemia, fazendo exames clínicos nos cachorrinhos e também aplicando vacinação. É muito importante a gente viver esse momento com os nossos alunos, porque nós estamos numa ação social, estamos aqui como voluntários, atendendo os moradores de rua, que precisam muito desse atendimento”, ressaltou a docente.

Durante dois dias, o “Pop Rua Jud” reuniu Justiça Federal, Prefeitura Municipal e diversos setores da rede pública para oferecer serviços de regularização de documentos, orientações jurídicas, testagens rápidas, vacinação, alimentação, varal solidário, corte de cabelo, apoio psicossocial e atendimento aos direitos humanos.

A acadêmica de Enfermagem Monique de Lima avaliou a participação na ação como uma experiência de grande valor formativo:

“É muito gratificante a gente ter esse momento com a população. Pra gente que está na formação acadêmica agora, poder ajudar um pouquinho nas necessidades deles, não tem preço.”

Com conhecimento técnico aliado à sensibilidade social, a Unimar reafirma seu papel como agente transformador na vida da população mais vulnerável. Ação que, como diz o velho ditado, prova que “quem estende a mão, levanta vidas”.

JP JORNAL O POPULAR — Comentário Editorial

Mais do que ensino superior, a Unimar entregou humanidade. O gesto de estar presente onde o cuidado é urgente evidencia que responsabilidade social não é um slogan, é prática. E quando uma instituição de ensino coloca seus profissionais e alunos a serviço de quem raramente é visto, toda a cidade ganha.

Acompanhe e participe das próximas ações sociais e notícias que importam para Marília e região:

Participe do canal do JP JORNAL O POPULAR no WhatsApp:
(14) 99797-3003

JP Jornal O Popular — A informação a serviço da comunidade.

Compartilhar esta notícia agora: