O ano letivo de 2025 já está batendo à porta, e a Secretaria da Educação de Marília está de mangas arregaçadas para receber quase 18 mil alunos da rede municipal de ensino. Entre diretores, professores, equipes de apoio e terceirizados, um verdadeiro batalhão de 2.876 profissionais está alinhado para fazer deste ano escolar um sucesso. Afinal, como diz o ditado, “quem planta educação colhe um futuro brilhante!”
O pontapé inicial acontece no dia 27 de janeiro, com a reunião dos diretores, seguida do retorno de todos os servidores no dia 3 de fevereiro. Para garantir que o início das aulas seja como uma boa receita – com ingredientes certos e preparo no tempo ideal –, a Secretaria ouviu a sociedade civil e dialogou com o Conselho Municipal de Educação para formatar um calendário escolar que priorize o acolhimento das famílias e das crianças.
Acolhimento que faz a diferença
No dia 4 de fevereiro, as escolas abrirão as portas para receber os pais. Nesse encontro inicial, os professores farão questão de apresentar o ambiente escolar, a proposta pedagógica e alinhar expectativas para o ano letivo. Como bem destacou a secretária de Educação, Cilmara Carreiro, “essa proximidade entre família e escola é a chave para um ano de conquistas e aprendizado.”
Começo oficial das aulas
No dia 5 de fevereiro, as escolas ganham vida com a chegada dos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e das crianças do Nível I e II, Maternal I, Infantil I e II das EMEIs. Já o dia 6 de fevereiro é reservado para os pequenos do Maternal II. Com um total de 19 EMEFs, 40 EMEIs, duas EMEFEIs e outras unidades como o CEMAEE e as escolas de EJA, Marília não mede esforços para garantir uma educação de qualidade.
Um dos grandes destaques da rede municipal são as 45 escolas de ensino integral, que oferecem uma formação completa e inclusiva. Além disso, entidades parceiras como o Lar da Criança e a Amélie Boudet reforçam o compromisso com as famílias marilienses.
Palavra do prefeito
O prefeito Vinicius Camarinha não esconde o orgulho pela estrutura educacional da cidade. “A missão que temos na Educação é de cuidar do nosso bem mais precioso, que são as nossas crianças. Um início organizado e acolhedor é fundamental para o sucesso do ano letivo. Damos as boas-vindas às famílias e reafirmamos nosso compromisso com uma educação de excelência.”
📲 Participe do canal do JP Jornal O Popular Marília e Região no WhatsApp: (14) 99797-3003 e fique por dentro de tudo!
🔎 JP Jornal O Popular comenta: “A Educação de Marília mostra que com planejamento e coração, todo começo é promissor. Afinal, é na escola que começa a construção de um futuro mais justo e cheio de oportunidades!”