VEREADOR DANILO DA SAÚDE PROPÕE PROJETO QUE GARANTE ÀS MÃES DIREITO DE AMAMENTAR NAS ESCOLAS

Cidade Política Últimas Notícias

Nesta segunda-feira (9) estará em pauta na sessão ordinária da Câmara Municipal de Marília, o projeto de lei de autoria do vereador Danilo da Saúde que torna obrigatória a instalação de salas de amamentação nas escolas municipais e da rede privada que atendem crianças de até 2 anos de idade.

Hoje, apenas seis unidades municipais contam com este serviço, que é de extrema importância para as crianças nesta faixa etária. 

“O aleitamento materno é fundamental para a saúde das crianças. Ele fortalece o sistema imunológico, reduzindo os riscos de doenças e alergias nos bebês e fortalece o vínculo entre as mães e os filhos. Hoje, a maior parte das famílias tem mulheres que trabalham, e quando os filhos têm que ir para a creche e à escola, a amamentação é interrompida. Com a existência destas salas, este vínculo não será desfeito” disse o vereador.

Danilo ainda explicou que as salas de amamentação devem ficar em um espaço apropriado com todos os equipamentos necessários para garantir a assistência adequada às mães e às crianças. O respaldo técnico será dado pelo Banco de Leite Humano, grande apoiador da proposta.

“A primeira sala de amamentação do Brasil em berçário municipal foi instalada em Marília, em 2014, no mandato do ex-prefeito Vinicius Camarinha, que atualmente é deputado estadual. O banco de leite humano de Marília é referência nacional pelo trabalho pioneiro, em especial pelo protagonismo da enfermeira mariliense Sandra Domingues, consultora da rede nacional de bancos de leite, a quem rendemos nossas homenagens e nossa gratidão”, disse o vereador

Sendo aprovado, o projeto vai ao prefeito Daniel Alonso para sanção. “É uma boa notícia para Dia das Mães, que terão um espaço adequado para amamentação dos bebê. Com a aprovação do projeto, queremos que isso seja incorporado pela rede, na estrutura das escolas. Assim, conseguimos incentivar a amamentação e garantimos mais saúde às nossas crianças,” concluiu o vereador Danilo.

Compartilhar esta notícia agora: